Confira abaixo as principais repercussões do 37º Encontro Anual da ANPOCS na imprensa.

O Globo

Manifestações reforçaram discurso da direita no Brasil, dizem cientistas políticos
Por Tatiana Farah
Publicado em 24/09/13

ÁGUAS DE LINDOIA (SP) – Com o discurso dos “contra tudo isso que está aí” e uma característica antipartidos e anticorrupção, as manifestações que tomaram as ruas em junho abriram a porta do armário da direita no Brasil. A opinião foi compartilhada pela mesa redonda “Direita, Volver”, durante o 37º encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), nesta segunda-feira em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Para os especialistas, a direita sempre se sentiu inibida por ter sua imagem associada ao militarismo e aos golpes de estado, mas agora mostra sua face. Leia na íntegra.

 

 

Prefeitos com boa administração fiscal têm 25% mais chance de reeleição
Por Tatiana Farah
Publicado em 24/09/13

ÁGUAS DE LINDÓIA (SP) – Prefeitos que fazem uma boa administração fiscal têm 25% mais chance de se reelegerem. É o que aponta o resultado preliminar da pesquisa desenvolvida pelo cientista político Pedro Cavalcante, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O estudo considerou as eleições de 2008 em 3 mil municípios, onde 70% dos prefeitos se reelegeram, e constatou que o eleitor optou por um “voto retrospectivo”. Leia na íntegra.

 

 

 

“Funcionários da embaixada do Brasil no Haiti estariam cobrando propina por visto”
Por Tatiana Farah
Publicado em 24/09/13

 

“ÁGUAS DE LINDOIA (SP) – O antropólogo da Unicamp Omar Ribeiro Thomaz denunciou no último dia do encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, que funcionários da Embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, estariam cobrando propina dos imigrantes que tentam obter o visto de trabalho devido a causas humanitárias.— Temos notícias de parentes de haitianos estabelecidos no Brasil que, tendo dinheiro para passagem e a carta-convite não conseguem porque pedem propina. Isso precisa ser verificado — afirmou Thomaz”. Leia na íntegra.

Ao criticar EUA, Dilma tentou mudar agenda política internacional, diz especialista
Por Tatiana Farah
Publicado em 26/09/13

Para Andrew Hurrell, o discurso da presidente melhora a imagem dos países em desenvolvimento perante os Estados do Norte

ÁGUAS DE LINDOIA (SP) – Não foi um confronto direto com o presidente Barack Obama nem um aceno deliberado aos bolivarianos. A crítica contundente da presidente Dilma Rousseff à espionagem dos Estados Unidos, na abertura da Assembleia Geral da ONU, na terça-feira, tentou mudar a agenda política internacional e deveria ser adotada por governantes de outros países do mundo. Esta é a opinião do professor de Relações Internacionais da Universidade de Oxford, na Inglaterra, Andrew Hurrell. Leia na íntegra.

 

 

Em Recife, Lula ameaça ‘eduardismo’, diz pesquisador da UFPE
Por Tatiana Farah
Publicado em 26/09/13

“ÁGUAS DE LINDÓIA (MG) – Berço político do governador Eduardo Campos (PSB), Pernambuco pode ser um campo minado para os planos do socialista. Pesquisa divulgada na quarta-feira revela que Campos está tecnicamente empatado em Recife com a presidente Dilma Rousseff, e até é o preferido entre os dois na seara dos simpatizantes petistas. Mas, confrontado com o ex-presidente Lula, cai 23 pontos percentuais”. Leia na íntegra.

 

 

 

“Rede poderia dar mais fôlego ao sindicalismo que Solidariedade, diz especialista”
Por Tatiana Farah
Publicado em 26/09/13

 

“ÁGUAS DE LINDOIA (SP) – Recém-criado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, o partido Solidariedade não afetará o sindicalismo no Brasil e pode ser apenas uma legenda para dar “cacife” a seu líder na hora de negociar com outros partidos, como o PSDB, do senador Aécio Neves. Esta é a avaliação feita nesta quinta-feira pelo professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp Ricardo Antunes, um especialista em movimento sindical e política. De acordo com Antunes, o partido que a ex-ministra Marina Silva tenta criar, a Rede, poderia dar mais fôlego ao sindicalismo do que o do presidente da Força Sindical”. Leia na íntegra.

Sem resposta do poder público, manifestações podem voltar com força ano que vem
Por Tatiana Farah
Publicado em 27/09/13

“ÁGUAS DE LINDOIA (SP) — Sem resposta do poder público, as manifestações podem voltar a ter força nas ruas. Para o cientista social Marco Aurélio Nogueira, da Unesp, o próximo ano poderá ser um terreno fértil para os protestos, ainda que não ganhem os mesmo contornos das mobilizações de junho, que, em sua opinião, tiveram como um dos componentes o crescimento das taxas de endividamento e inadimplência dos brasileiros”. Leia na íntegra.

Carta Capital

Direita, volver
por Matheus Pichonelli
Publicado em 25/09/2013

Os protestos de junho tiraram alguns conservadores do armário, mas eles já estavam instalados no Congresso, na oposição e nos discursos moralistas antipolítica e anticotas.

A direita saiu do armário. Em meio aos protestos de junho, grupos de manifestantes tomaram as ruas e as redes sociais alinhados a discursos e propostas que negavam, no tom e na forma, a vocação original das mobilizações, iniciadas a partir de uma demanda clara: a suspensão do aumento das passagens de ônibus das grandes cidades. A esses pedidos se somaram bandeiras do pensamento conservador que só aparentemente estava superado, entre elas o repúdio aos partidos políticos e a políticas sociais. Antes dos movimentos, este pensamento estava representado no Congresso, no discurso moralista em torno da corrupção, na guinada à direita do principal partido de oposição e nas reações às mudanças sociais desenhadas a partir das políticas afirmativas, como as cotas raciais.Leia na íntegra.

 

 

O recado das ruas
por Matheus Pichonelli
Publicado em 25/09/2013

Para especialistas, manifestações abriram as portas do armário da direita, mas consequências para eleições de 2014 são incertas.

Passados três meses da onda de protestos que tomou o Brasil, ainda não se sabe quem é nem o que quer boa parte dos manifestantes que foram às ruas em protestos contra “tudo isto que está aí”, sem bandeiras específicas ou organização clara. Leia na íntegra.

 

Entrevista – Andrew Hurrell
por Matheus Pichonelli
Publicado em 26/09/2013

“EUA foram longe demais e é bom que isso seja dito”

Os Estados Unidos têm razão em se preocupar com a sua segurança, mas o caso de espionagem contra autoridades brasileiras mostra que o Washington foi longe demais. É o que afirma o professor do departamento de política e relações internacionais da universidade Oxford Andrew Hurrell. Leia na íntegra.

Para onde foram os sindicatos?
por Matheus Pichonelli
Publicado em 27/09/2013

“Para onde foram os sindicatos? A pergunta reuniu, na quinta-feira 26, os professores Iram Jácome Rodrigues (USP), Ricardo Antunes (Unicamp) e Adalberto Cardoso (IESP-UERJ) para uma mesa redonda do 37º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo”. Leia na íntegra.

 

 

“O que aconteceu de junho pra cá? Nada”
por Matheus Pichonelli
Publicado em 27/09/2013

“A montanha pariu um rato. Segundo o cientista político Marco Aurélio Nogueira, professor de titular de teoria política da Unesp, este é o balanço das mudanças políticas prometidas após os protestos de junho. As manifestações, de acordo com o professor, provocaram um “choque” no sistema político tradicional. Mas, um mês depois, este sistema se recompôs e voltou a operar com a mesma (e velha) “monstruosidade””. Leia na íntegra.

“Protestos foram uma resposta ao ‘peemedebismo’ da política”
por Matheus Pichonelli
Publicado em 27/09/2013

“Durante a sua exposição no debate sobre os protestos de junho, no último dia do 37º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Águas de Lindoia (SP), o filósofo Marcos Nobre, pesquisador o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), traçou um panorama da história política recente do País para explicar a origem das mobilizações que tomaram as ruas do País. Segundo ele, a revolta de junho revelou um “descompasso flagrante” entre a cultura política do sistema de representação e a base da sociedade. “Esse descompasso significa que há uma democracia que não pode se reduzir ao sistema político, muito menos à eleição. A democracia é muito mais do que isso.”” Leia na íntegra.

‘Solidariedade’ dá cacife a Paulinho da Força, mas não alavanca sindicalismo
por Matheus Pichonelli
Publicado em 27/09/2013

“A criação do partido Solidariedade deve aproximar do PSDB as lideranças pedetistas insatisfeitas na legenda trabalhista e aumentar o cacife político do seu idealizador, o deputado e líder da Força Sindical Paulo Pereira da Silva. Isso não significa, no entanto, que a nova vai fortalecer, politicamente, o movimento sindical no Brasil”. Leia na íntegra.

 

 

Valor Econômico

Pesquisadores veem ressurgimento da direita
Por Adauri Antunes para o Valor, de Águas de Lindoia (SP)
Publicado em 25/09/2013.

A direita saiu do armário e hoje não hesita mais em expor suas ideias. Desde as tendências que apoiam os militares até as que defendem autoritarismos, como o nazismo, estão assumindo suas posições. Esta foi a principal tese defendida ontem na mesa-redonda “Direita Volver? O ressurgimento do conservadorismo político no Brasil contemporâneo”, realizada no 37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs).Leia na íntegra.

 

 

“Relacionamento bilateral não será afetado, diz professor”
Publicado em 26/092013.

“Os problemas diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos depois das denúncias de que os americanos têm um aparato de espionagem direcionado para a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras não comprometem as relações entre os dois países, inclusive as comerciais, mas o governo brasileiro deve ter uma “posição clara” sobre assuntos que envolvem país “tão poderoso””. Leia na íntegra.

 

 

“Força de Lula no NE contém perspectivas eleitorais de Campos, diz pesquisador”
Publicado em 26/09/2013.

Só o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva candidato no ano que vem é capaz de barrar o potencial eleitoral do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) em seu Estado. Leia na íntegra.

 

 

Sindicalismo reflui nas regiões metropolitanas e cresce nas áreas rurais
Publicado em 27/09/2013

“Há um “aparente paradoxo” vivido pelo movimento sindical brasileiro, segundo o professor Adalberto Cardoso, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que participou ontem, em Águas de Lindoia (SP), da mesa-redonda “Para onde foram os sindicatos?” no 37º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). De um lado, analisou, “lemos e ouvimos que o sindicalismo está em crise”, mas indicadores de organização sindical dizem o contrário. “Se tomarmos as taxas de filiação sindical, os resultados das negociações coletivas, as taxas de greves ou a presença de sindicalistas nas esferas de representação política [o parlamento ou a administração estatal]“. Leia na íntegra.

Ciência Hoje

Antropologia premiada
Por: Henrique Kugler
Publicado em 24/09/2013

O antropólogo Otávio Velho, pesquisador da UFRJ e membro da diretoria do Instituto Ciência Hoje, recebeu prêmio de excelência acadêmica concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais durante abertura da reunião anual da entidade. Leia na íntegra.

Deixe um comentário