• 03/06/1989
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“Trabalho: A Categoria-Chave da Sociologia?” e outros assuntos.

Sumário
Rev. bras. Ci. Soc. v.4 n.10 Rio de Janeiro jun. 1989

  • Trabalho: A Categoria-Chave da Sociologia?
    Claus Offe
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • A Censura Durante o Regime Autoritário
    Gláucio Ary Dillon Soares
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • A Direita Mora do Outro Lado da Cidade
    Antônio Flávio Pierucci
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Cultura Jurídica e Práticas Policiais: a Tradição Inquisitorial
    Roberto Kant de Lima
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Capoeira: De Arte Negra a Esporte Branco
    Alejandro Frigerio
    (RESUMO | ÍNTEGRA)

 

 

RESENHAS (ÍNTEGRA)

  • “A Força da ‘palavra operária’: A Invenção do Trabalhismo”, de Angela de Castro Gomes
    Elina G. da Fonte Pessanha
  • “O Discurso e o Poder: Ensaio sobre a Sociologia da Retórica Jurídica”, de Boaventura de Sousa Santos
    Renan Springer de Freitas
  • “Réplica a uma crítica equivocada – Metodologias qualitativas na Sociologia”, de Teresa Maria Frota Haguette
    Teresa Maria Frota Haguette

 


Trabalho: a categoria-chave da Sociologia?
Partindo da constatação da centralidade da categoria “trabalho” nas teorias sociológicas clássicas, como princípio organizador da dinâmica das estruturas sociais, o autor aponta para duas ordens de mudanças nas sociedades ocidentais de capitalismo avançado, que questionam a relevância subjetiva e o potencial de organização da esfera do trabalho. Primeiro, a heterogeneidade das situações concretas de trabalho e a diferenciação interna dos trabalhadores assalariados, que criam condições objetivas de erosão das bases políticas e culturais da identidade coletiva centrada no trabalho. A expansão econômica e ocupacional do setor de Serviços questiona, por outro lado, a existência de um tipo unificado de racionaliddde para o conjunto da esfera da produção. Segundo, o enfraquecimento da dimensão subjetiva do trabalho, o declínio de uma ética centrada nessa atividade, e sua descentralização em relação a outras esferas da vida, que geram a predominância de outros temas de conflito social e político.
Concluindo, o autor alerta para a necessidade de uma revisão das teorias sociológicas da estrutura e do conflito, de modo a integrar as novas realidades numa teoria dinâmica da mudança social.


Work: the key sociological category?

Classic sociological theories take the category “work” as a central organizing principle in the dynamics of social structure. Two types of change in the West’s advanced capitalist nations call into question the subjective relevance and organizational potential of the work sphere. First, the heterogeneity of concrete work situations and the internal differentiation of salaried workers prompt an erosion of the political and cultural foundations of a work-centered collective identity. At the same time, the economic and occupational expansion of the service sector challenges any attempt to apply one sole rationale to the whole production sphere. Second, the debilitation of work’s subjective dimension, the decline of the work ethic, and the decentralization of work in relation to other sphers of life occasion the predominance of other social and political issues. It is concluded that sociological theories of structure and conflict should be reviewed so as to integrate new realities into a dynamic theory of social change.

Le travail est-il la catégorie-clef de la sociologie?
Ayant constaté au départ le caractère central qu’assume la catégorie “travail” dans les théories sociologiques classiques oú elle joue le rôle de principe organisateur de la dynamique des structures sociales, 1’auteur signale deux ordres de changements dans les sociétés capitalistes avancées occidentales qui remettent en cause la relevance subjective et le potentiel d’organisation de la sphère du travail. En premier lieu, 1’hétérogénéité des situations concrètes de travail et la différentiation interne des travailleurs salariés créent des conditions objectives d’érosion des bases politiques et culturelles de 1’identité collective centrée sur le travail. L’expansion économique et occupationnelle du secteur des services remet, par ailleurs, en question 1’existence d’un type unifié de rationalité pour 1’ensemble de la sphère de la production. En deuxième lieu, 1’affaiblissement de la dimension subjective du travail, le déclin d’une éthique centrée sur cette activité et sa décentralisation par rapport à d’autres sphères de la vie font prédominier d’autres thémes de conflit social et politique.
En conclusion, 1’auteur attire 1’attention sur la nécessité qu’il y a de réviser les théories sociologiques de la structure et du conflit de façon à intégrer les nouvelles réalités dans une théorie dynamique du changement social.

 


A censura durante o regime autoritário
O artigo trata da censura durante o regime militar. Apresenta, primeiro, uma cronologia, mostrando como a censura foi agravada durante o período mais duro do regime – do AI-5, em dezembro de 1968, até o fim do governo Médici. Examina suas fontes e formas, como a censura prévia, os “bilhetinhos”, a escuta telefônica, assim como sua extensão e os efeitos das pressões econômicas. Trata das conseqüências da censura, enfatizando que os jornais essencialmente políticos foram mais afetados por por ela do que os jornais de conteúdo mais amplo.
Entre as conseqüências negativas da censura para o próprio regime militar, enfatiza a alienação de setores que o haviam apoiado. Sublinha que a solidariedade muito limitada entre os órgãos da imprensa, contribuiu para aumentar a eficiência da censura.
Defende a tese de que a censura é melhor entendida a partir da noção de que os Estados modernos, inclusive o brasileiro, são fragmentados, constituídos por múltiplos centros de poder, com muita autonomia. Rejeita as concepções monolíticas que afirmam que o Estado é, essencialmente, integrado e completamente hierarquizado. Coloca ênfase nos conflitos no interior do Estado e entre este e a sociedade civil, incluindo as múltiplas organizações sociais e econômicas, como a imprensa, e negando a posição althusseriana que vê um Estado muito mais integrado e uma extensão do mesmo através dos seus aparelhos ideológicos. O artigo sublinha a contradição entre esta posição e a própria existência da censura.

Censorship during the authoritarian regime
The article deals with censorship during the Brazilian military regime. It presents a chronology, arguing that censorship reached its peak between December, 1968 (AI-5) and the end of the Médici administration. The sources and forms of censorship are examined. Prior censorship, the “bilhetinhos”, or prohibitions to publish, wiretapping, economic pressures, as well as the extent of censorship and its effects are looked into. It argues that media with coverage limited to politics were far more affected than broad-based media, which had other types of news to fall on. Among the consequentes, it places special emphasis on the alienation of sectors of society which had supported the coup; by the same token, it argues that the very limited solidarity among newsmen and mass media organizations contributed to increase the censorship’s efficacy.
Censorship would be best understood from the standpoint of a fragmented modern state, including the Brazilian state, with multiple power centers, each with an unspecified degree autonomy, as opposed to a monolithic, hierarchical state. The emphasis on conflicts within the state, as well as between state organizations and several socioeconomic organizations, such as the Press, place the author in direct opposition to an Althusserian view of the state, with its emphasis on integration and extension to civil society through its ideological apparatus. The author underlines the contradiction between this notion and the very existence of censorship.


La censure pendant le régime autoritaire

Cet article a pour sujet la censure sous le régime militaire. Il présente, en premiar lieu, une chronologie montrant comment la censure s’était aggravée durant la période la plus dure du régime, celle de l’AI-5, qui s’était prolongée de décembre 1968 à la fin du gouvernement Médici. L’auteur examine les sources et les formes de la censure comme, par exemple, la censure préalable, les petits billets et 1’écoute téléphonique ainsi que son extension et les effets des pressions économiques. Il traite des conséquences de la censure en faisant remarquer que les journaux dont la nature était essentiellement politique en furent plus affectés que ceux dont le contenu était plus général. La censure a eu des conséquences négatives pour le régime militaire lui-même: parmi celles-ci, 1’article indique 1’abandon de certains secteurs qui l’avaient appuyé au départ. Il souligne le fait que la solidarité entre les organes de Presse s’est révélée très limitée et que cela a contribué pour augmenter 1’efficacité de la censure.
L’auteur défend une thèse selon laquelle, pour mieux comprendre la censure, il faut partir de la notion suivante: les États modernes, y compris 1’État brésilien, sont fragmentés et constitués de multiples centres de pouvoir très autonômes. Il rejette les conceptions monolithiques qui affirment que 1’État est, dans son essence, intégré et complètement hiérarchisé. Il souligne les conflits qui se manifestent au sein de 1’État ou entre celui-ci et la société civile, laquelle englobe de multiples organisations sociales et économiques telles que, par exemple, la Presse. Il refuse la position althussérienne selon laquelle l’État est très intégré et se prolonge à travers ses appareils idéologiques, faisant observer la contradiction qu’il y a entre cette position et 1’existence même de la censure.

 


A direita mora do outro lado da cidade
Partindo da distribuição sócio-espacial dos resultados das eleições de 1982, 1985 e 1986 na cidade de São Paulo, e retrabalhando dados eleitorais já analisados por outros estudiosos, este artigo se propõe retomar a discussão das bases do voto da direita política na maior metrópole do país em um outro patamar. Sugere que a potencialidade dos comportamentos eleitorais de lançar luz sobre estilos de vida em contextos urbanos complexos tem sido pouco aproveitada pelos cientistas sociais no Brasil. O núcleo forte do voto janista e malufista nos anos 80 tem se concentrado recorrentemente em setores de classe média inferior, de renda média e escolaridade baixa, residentes em bairros das zonas Leste e Norte, intermediários entre o centro e a periferia, “do outro lado da cidade”. A confluência destes indicadores e outros mais aponta para a necessidade de se incluir mais decididamente, nas análises das escolhas eleitorais, a dimensão de status social e, com tudo o que esta noção implica de oposições entre grupos ou estratos que entretêm, em seus estilos de vida, relações diversas com o campo de produção cultural savante e com os espaços urbanos de consumo cultural sofisticado.


The right lives on the other side of town

The discussion of the political right’s electoral bases in the city of São Paulo is re-examined from a different level, looking at the socio-spatial distribution of the 1982, 1985, and 1986 election results in what is Brazil’s largest metropolis and reworking electoral data previously analyzed by other scholars. It is suggested that social scientists in Brazil have taken little advantage of the potential which voter behavior has for shedding light on life-styles within complex urban contexts. During the current decade, Jânio Quadros and Paulo Maluf’s voter strongholds have recurrently been found to be concentrated in average-income, low-educational level lower middle class sectors located in neighborhoods which lie within the city’s Eastern and Northern zones, between downtown and the outskirts – “on the other side of town”. The confluence of these and other indicators points to a need to take the dimension of “social status” more rigorously into account during analysis of voter choices, bearing in mind all that this notion implies about opposition between groups or strata whose life-styles display their own distinct relations with the field of savante cultural production and with urban spaces of sophisticated cultural consumption.


La droite habite à l’autre extrémité de la ville

Cet article a pour but de reprendre, à un niveau différent de celui oú elle se trouvait jusqu’alors, la discussion sur les bases électorales de la droit politique dans la plus grande métropole du Brésil: São Paulo. L’auteur prend comme point de départ la distribution sociale et spatiale das résultats des élections de 1982, 1985 et 1986 dans cette ville ainsi que des données déjà analysées par d’autres spécialistes et qu’il re-travaille. Selon lui, les comportements électoraux offrent un potentiel jusqu’ici peu utilisé par les sciences sociales au Brésil: celui d’eclairer certains styles de vie en milieu urbain complexe. Au cours des années 80, les suffrages en faveur de Jânio Quadros et de Paulo Maluf se sont systématiquement concentrés dans certains secteurs de la classe moyenne inférieure dont les revenus sont moyens, le niveau d’instruction peu élevé et qui résident dans des quartiers de 1’Est ou du Nord, à mi-chemin entre le centre et la périphérie, “à l’autre extrémité de la vie” Il existe entre ces indicateurs et d’autres une confluence qui montre combien il est nécessaire d’inclure plus systématiquement dans les analyses concernant les choix électoraux une dimension: celle du status social, avec tout ce que cette notion implique d’oppositions entre groupes ou strates qui entretiennent, de par leurs styles de vie, des rapports divers aves le domaine de la production culturelle savante etavec les espaces urbains de consommation culturelle sophistiquée.

 


Cultura jurídica e práticas policiais: a tradição inquisitorial .
A partir de dados obtidos em trabalho de campo e pesquisa bibliográfica, contrastam-se as tradições jurídicas brasileiras e anglo-americanas, aquelas oriundas da civil law tradition e do sistema inquisitorial, estas, da common law tradition e do trial by jury system. Analisa-se o papel das práticas policiais no Rio de Janeiro frente,ao conjunto de disposições processuais penais e constitucionais brasileiras, identificando-se as condições que negam, sistematicamente, autonomia e identidade pública e explícita à produção e reprodução de uma “cultura” policial. Conclui-se que os princípios concorrentes de nossa tradição jurídica colocam a instituição policial em posição estruturalmente liminar, paradoxalmente inviabilisando seu controle legal debaixo de critérios transparentes e universais.


Legal culture and police practises: the inquisitorial tradition

Based ore in-field and bibliographic research data, a comparison is made between the Brazilian and Anglo-American legal traditions, the former derived from civil law and the inquisitorial system and the latter from common law and the trial by jury system. An analysis is offered on the role of police practises in Rio de Janeiro vis à vis the set of Brazilian penal and constitutional procedural provisions. The conditions which systematically preclude the production and reproduction of a police “culture” by denying this institution its autonomy as well as a public and explicit identity are identified. It is concluded that the shaping principles of our legal tradition place the police institution in a structurally borderline position, paradoxically rendering infeasible its legal control in compliance with transparent and universal criteria.

Culture juridique et pratiques policières: la tradition inquisitoriale
A partir de données óbtenues grâce à un travail sur le terrain et à une recherche bibliographique, cet article révèle le contraste qui existe entre les traditions juridiques brésiliennes et anglo-américaines. Tandis que les premières ont pour origine la “civil law tradition” et le système inquisitorial, les secondes proviennent de la “common law tradition” et du “trial by jury system”.
L’auteur analyse le rôle joué par les pratiques policières à Rio de Janeiro face à 1’ensemble des dispositions de procédures pénales et constitutionnelles brésiliennes. Il identifie les conditions qui empêchent systématiquernent toute autonomie ainsi que toute identité publique et explicite à la production et à la reproduction d’une culture policière. Il en conclut que les principes qui concourent à notre tradition juridique placent 1’institution policière dans une position liminaire ce qui a pour effet paradoxal d’empêcher qu’elle soit controlée selon des critères transparents et universels.

 


Capoeira: de arte negra a esporte branco
O trabalho propõe oito características que definiram a Capoeira tradicional (Angola) como uma forma artística peculiar, criação afro-brasileira que reflete os padrões culturais deste grupo étnico. Com base nessas características, apresenta um breve panorama das transformações sofridas por essa arte durante este século. A partir do surgimento da Capoeira Regional, descrevem as mudanças que se foram produzindo nas práticas e na própria concepção do que é Capoeira, à medida que esta se expande para outros grupos sociais e horizontes geográficos. Essas mudanças são influenciadas pela peculiar configuração de classes da sociedade brasileira e, neste sentido, são comparáveis às transformações sofridas pela religião afro-brasileira, que resultaram no aparecimento da Umbanda.

Capoeira: from a black art to a white sport
Eight characteristics are presented which serve to define traditional capoeira (Angola) as a unique art form, an Afro-Brazilian creation which reflects the cultural patterns of this ethnic group. Based on these characteristics, a brief overview is provided on the transformations this art form has undergone during the 20th century. Focusing on the emergence of Regional Capoeira, changes transpiring in Capoeira practises and in the concept of Capoeira itself as this art form spreads into other social groups and geographical horizons are described. These changes have not escaped the influence of the particular configuration of class structure in Brazilian society. In this sense they can be compared to changes which occurred in Afro-Brazilian religion, resulting in the emergence of Umbanda.

La capoeira et sa transformation d’art noir en sport de blanc
Ce travail propose huit caractéristiques qui définiraient la Capoeira traditionnelle (Angola) comme une forme artistique unique, une création afro-brésilienne reflétant les règles culturelles de ce groupe ethnique. Basé sur ces caractéristiques 1’article offre un bref panorama des transformations subies par cet art au long du XXe siècle. A partir du surgissement de la Capoeira Régionale, il décrit les changements qui s’opèrent peu à peu dans les pratiques et dans la conception même de ce qu’est la Capoeira à mesure que celle-ci se répand dans d’autres groupes sociaux et vers d’autres horizons géographiques. Ces changements n’échappent pas a 1’influence de lá société brésilienne et du système de classes qui lui est propre: Dans ce sens, ils sont comparables à ceux subis par la religion afro-brésilienne, lesquels sont à 1’origine de 1’apparition de l’Umbanda.

Traduções do inglês: Diane Grasklaus.
Traduções do francês: Anne Marie M. Oliveira.

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