• 29/10/1992
  • Comunicação
  • 0

“Sujeito e estrutura no comportamento eleitoral ” e outros assuntos.

Sumário
Rev. bras. Ci. Soc. v.7 n.20 Rio de Janeiro out. 1992

  • Sujeito e estrutura no comportamento eleitoral  
    Mônica Mata Machado de Castro
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Paradoxos do voto
    Wanderley Guilherme dos Santos
    (ÍNTEGRA)
  • Teorias axiomáticas e empiria
    Marcus Figueiredo
    (ÍNTEGRA)
  • Voto: nacionalidade ou significado?
    Moacir Palmeira
    (ÍNTEGRA)
  • Neoliberalismo e corporativismo: as duas faces do capitalismo industrial no Brasil
    Eli Diniz
    (RESUMO |ÍNTEGRA)
  • Economistas e elites dirigentes no Brasil
    Maria Rita Loureiro
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • O 17 de outubro na Argentina: espaço e formação social do carisma
    Federico Neiburg
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Tradição e modernidade: João Paulo II e o problema da cultura
    Paula Monteiro
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • A morte da “alegria do povo”
    José Sérgio Leite Lopes Sylvain Maresca
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Reflexões sobre a pós-modernidade: o exemplo da arquitetura
    Renato Ortiz
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • A nobreza em França: a tradição como crença
    Monique de Saint Martin
    (RESUMO | ÍNTEGRA)

 

RESENHAS (ÍNTEGRA)

  • Prendre pari – pour une sociologie historique du PCF, de Bernard Pudal
    Marcelo Ayres Camurça Lima
  • O sindicalismo de Estado no Brasil. Uma análise crítica da estrutura sindical, de Armando Boito Jr.
    Regina Reyes Novaes
  • Sistema eleitoral brasileiro: teoria e prática, organização de Olavo Brasil de Lima Júnior
    Maria Tereza Aina Sadek

 

 


Sujeito e estrutura no comportamento eleitoral
O artigo discute e confronta as principais explicações propostas, na produção teórica pertinente, para o comportamento eleitoral. Enfatiza a controvérsia fundamental, identificada na disputa entre, de um lado, a teoria da escolha racional, que propõe como explicativos os fatores de tipo micro, e, de outro, a perspectiva sociológica, que chama a atenção para os determinantes de nível macro da participação eleitoral e da direção do voto. Sugere que, para dar conta da variedade do comportamento dos eleitores, a solução mais rica e promissora da controvérsia envolve a necessidade de integração teórica das duas abordagens, e não a afirmação da exclusividade explicativa de uma delas. Conclui propondo alguns dos pressupostos principais de uma teoria que articule sujeito e estrutura na explicação do comportamento eleitoral.

Subject and structure in voter behavior
The article discusses and compares the main explanations that pertinent theoretical production has advanced regarding voter behavior. It emphasizes the fundamental controversy, identified in the dispute between rational choice theory, which proposes micro factors as explanatory, and the sociological perspective, which points to macroscopic determinants of voter participation and tendencies. It is suggested that in accounting for the diversity of voter behavior, the richest and most promising way to solve this controversy would be to theoretically integrate both approaches, rather than affirming that explanatory exclusivity of either one alone. It concludes by proposing some of the main assumptions of a theory that would link subject and structure in explaining voter behavior.

Sujet et structure dans le comportement électoral
Cet article discute et compare les principales explications proposées, dans la production théorique pertinente, pour le comportement électoral. Il souligne la controverse fondamentale qui se manifeste par la dispute qui se livrent, d’une part, la théorie du choix rationnel, qui propose comme étant explicatifs les facteurs de type micro, et d’ autre, la perspective sociologique qui privilégie les déterminants au niveau macro de la participation électorale et de la direction du scrutin. L’auteur suggère qu’afin de rendre compte de la variété du comportement des électeurs, la solution la plus riche et prometteuse de la controverse reconnaisse la nécessité d’ intégration théorique des deux approches, et non 1’affirmation de 1’exclusivité explicative de l’une d’ elles. Elle conclut en proposant quelques-uns des principaux présupposés d’une théorie qui articule sujet et structure dans 1’explication du comportement éléctoral.


Neoliberalismo e corporativismo
As duas faces do capitalismo industrial no Brasil
O presente artigo tem como objetivo central a caracterização da crise que presentemente atinge a sociedade brasileira, procurando, em primeiro lugar, situa-la no contexto mais amplo dos países latino-americanos. Neste sentido, argumenta-se que tais sociedades atravessam uma crise refundacional de amplas dimensões. Apontam-se três componentes básicos e fortemente interrelacionados para explicar a dinâmica dessa crise: o esgotamento de uma certa estratégia de desenvolvimento econômico calcada na industrialização por substituição de importações, aliado à exaustão do padrão de ação estatal e do sistema de representação de interesses associados àquela estratégia. Concentrando a atenção no caso brasileiro, procura-se mostrar que o corporativismo de Estado, de caráter setorial e bipartite, instaurado nos anos 30, desenvolveu-se em estreita conexão com um Estado forte e centralizado quanto às prerrogativas que concentra, porém fraco e fragmentado quanto à capacidade operacional, comprometidos ambos com um estilo tópico de implementação das metas ligadas à expansão industrial. A lógica dessa expansão, baseada na sistemática do favorecimento diferenciado de interesses empresariais específicos, levou ao predomínio de visões setoriais e de práticas avessas à negociação e à compatibilização de interesses, amplificando os conflitos em suas várias manifestações. Finalmente, coerente com o argumento central que desenvolve, o artigo questiona as análises que consideram a orientação populista e as práticas por ela inspiradas como o problema político central das sociedades latino-americanas em geral e brasileira em particular, atribuindo-lhe a principal responsabilidade pelo insucesso desses países no enfrentamento da crise. Discorda ainda das explicações unicausais e unidimensionais, enfatizando a prevalência dos fatores político-institucionais que, em sua interdependência, desaconselham o determinismo econômico e o reducionismo implícitos em grande parte dos enfoques.

Neoliberalism and corporatism
The two faces of industrial capitalism in Brazil
The article’s central goal is to characterize the crisis presently assailing Brazilian society. In first situating this crisis within the broader context of Latin American nations, the article argues that these societies are now experiencing a so-called refounding crisis of ample proportions. Three basic, highly interlinked components are pinpointed to explain the dynamics of the crieis: the bankruptcy of an economic development pattern grounded in industrialization via import substitution and the demise both of the pattern of state action and of the system of interest representation associated with that strategy. In moving its focus to the Brazilian case, the article seeks to show that the sectoral and bipartite state corporatism inaugurated in the 1930s developed handin-hand with a state that was strong and centralized in terms of the prerogatiyes it concentrated but weak and fragmented in terms of operation capacity – and bound to a topical style in the enforcement of industrial expansion goals. Based on favoritism toward specific entrepreneurial interests, the logic of this expansion led to a predominance of sectorial views and practices that clash with negotiation and with the reconciliation of interets, thereby augmenting the different expressions of these conflicts. Lastly, in line with its central argument, the article questions those analyzes which consider the populist stance and the practices it inspires as the central political problem of Latin American societies in general and of Brazil in particular and which assign populism the main blame for these nations’ unsuccessful efforts to cope with the crisis. The article also takes issue with uni-causal and unidimensional explanations, emphasizing instead the prevalence of political- institutional factors, which, in their interdependence, discredit the economic determinism and reductionism implicit in a large part of other views.

Néolibéralisme et corporativisme
Les deux faces du capitalisme industriel au Brésil
Le présent article a pour objectif central de caractériser la crise qui atteint actuellement la société brésilienne en tentant, en premier lieu, de situer celle-ci dans le contexte plus large des pays latino-américains. Dans ce sens, ces sociétés y sont présentées comine étant en train de traverser une crise de refonte de grandes dimensione. Trois composants de base fortement liés entre eux servent à expliquer la dynamique de cette crise: 1’épuisement d’une certaine stratégie de développement économique fondée sur 1’industrialisation se substituant à 1′ importation, à quoi viennent s’ajouter 1’usure du modèle d’action étatique ainsi que celle du système de représentation d’ intérêts associés à cette stratégie. S’agissant plus particulièrement du cas brésilien, 1’article s’attache à montrer que le corporativisme d’Etat, à caractère sectoriel et bipartite, instauré dans les années 30, s’est développé en connexion étroite avec un Etat fort et centralisé quant aux prérogatives qu’ il détient, faible et fragmenté néanmoins, quant à sa capacité opérationnelle, l’un et l’autre engagés dans un style ponctuel d’accomplissement des objectifs lids à l’expansion industrielle. La logique de cette expansion, fondée systématiquement sur la protection différenciée d’entreprises et d’intérêts spécifiques, a mend à la prédominance de visions sectorielles et de pratiques contraires à la négociation et à la compatibilité d’ intérêts, ce qui n’ a fait qu’ élargir les conflits dans leurs diverses manifestations. Finalement, cohérent avec l’argument central qu’ il développe, l’article remet en question les analyses qui considèrent l’orientation populiste et les pratiques qu’elle inspire comme constituant le problème politique central des sociétés latino-américaines en général et brésilienne en particulier, auquel serait due la responsabilité principale de l’échec de ces pays face à Ia crise. L’article rejette également les explications unidimensionnelles et se contentant de causes uniques, pour souligner au contraire la prédominance des facteurs politico-institutionnels qui déconseillent, en raison de leur interdépendance, le déterminisme économique et le réductionnisme implicites dans un grand nombre de perspectives.


Economistas e elites dirigentes no Brasil
Nesse texto, analisa-se a formação de um segmento específico das elites dirigentes, aquele que se identifica e se legitima pela competência técnico-científica e não pela representação partidária e eleitoral. Facilitada pela situação autoritária e pela fragilidade do sistema partidário, essa elite ascende aos postos governamentais sem grande competição com seus concorrentes externos (políticos tradicionais ou homens de partido). Suas lutas concentram-se nas disputas internas concernentes aos diferentes projetos de desenvolvimento e às alternativas de políticas econômicas.

Economists and the ruling elites in Brazil
The article analyzes the formation of a specific segment of Brazil’s ruling elites, one that has gained its identity and legitimacy through.its technical and scientific competence rather than through party and electoral representation. Facilitated by an authoritarian status quo and by the fragility of the party system, this segment rises into governmental offices without facing major rivalry from its outside competitors (tradicional politicians or party men). This elite centers its interests on internal disputes concerning different development projects and economic policy alternatives.

Economistes et élites dirigeantes au Brésil
L’auteur y analyse la formation d’un segment spécifique des élites dirigeantes, celui dont l’identité et la légitimité relèvant non d’une représentation partisane et électorale, mais d’une compétence technico-scientifique. La situation autoritaire et la fragilité du système des partis permettent à cette élite d’accéder aux postes de commande gouvernementaux sans rencontrer de forte compétition avec des concurrents appartenant à d’autres secteurs (hommes politiques traditionnels ou de parti). Leurs combats se restreignent aux discussions internes concernant les différents projets de développement et les options de politiques économiques.


O 17 de outubro na Argentina 

O artigo estuda um fato que possui verdadeiro caráter mítico para a história política argentina contemporânea: o 17 de outubro de 1945, data na qual uma enorme mobilização popular constituiu o marco do “nascimento” do “peronismo”. O artigo propõe uma visão sobre a dimensão cultural dos acontecimentos, centrando a análise no exame das relações entre espaço e sociedade e, especialmente, das relações entre formas de organização espacial e formas de poder. O artigo tem dois objetivos. Em primeiro lugar, realizar uma “morfologia” das mobilizações e lutas de rua que tiveram a cidade de Buenos Aires como cenário e objeto de luta, mostrando como o 17 de outubro pode ser visto como o desfecho de uma batalha “reveladora” de diversos aspectos da sociedade e da cultura argentinas. Em segundo lugar, o artigo procura destacar um processo poucas vezes estudado, o da consagração social de uma nova liderança carismática, propondo-se a observar a dimensão espacial das lutas sociais como constitutiva do processo social de construção de uma nova autoridade carismática.

October 17th in Argentina 
The focal point of the article is a moment that has gained a veritable mythical character within Argentina’s contemporary political history: October 17, 1945, date on which an immense popular mobilization marked the birth of Peronism. The text proposes a vision of the cultural dimension of these events, with an analysis centered on examination of the relations between space and society, and specially between forms of spatial organization and forms of power. The first of the article’s goals is to arrive at a ‘morphology’ of the mobilizations and street struggles whose location and object of struggle were Buenos Aires and to show that October 17 can be seen as the close of a battle that reveals diverse aspects of Argentinean society and culture. Second, the article endeavors to highlight a little studied process – that of the social consecration of a new charismatic leader – and proposes that the spatial dimension of social struggles be seen as constitutive of the social process of constructing a new charismatic authority.

Le 17 octobre en Argentine 

Cet article étudie un fait qui revêt un vdritable caractère mythique pour l’histoire politique argentine contemporaine: le 17 octobre 1945, date à laquelle une dnorme mobilisation populaire a constitud l’acte de “naissance” du “pdronisme”. L’article propose une vision de la dimension culturelle des dvdnements en centrant son analyse sur l’examen des rapports entre l’espace et la société et, particulièrement, entre les formes d’organisation spatiale et les formes de pouvoir. L’auteur y poursuit deux objectifs. Réaliser, en premier lieu, une “morphologie” des mobilisations et des combats de rue dont la ville de Buenos Aires a été le théâtre et l’enjeu, en montrant comment le 17 octobre peut être vu comme le dénouement d’une bataille “révélatrice” de divers aspects de la société et de la culture argentines. En second lieu, l’article cherche à mettre en lumière un processus rarement étudié, celui de la consacration sociale d’ un noveau leadership charismatique en se proposant d’observer la dimension spatiale des luttes sociales comme dtant constitutive du processus social de construction d’ une nouvelle autoritd charismatique.

 


Tradição e Modernidade: João Paulo II e o problema da cultura
O artigo procura mostrar por que a cultura se tornou o lugar estratégico da ação e reflexão da política evangelizadora do pontificado de João Paulo II. Posto no contexto atual, da crise dos estados nacionais e da unificação européia, o Papa tem desempenhado um papel mediador importante entre as ideologias e as nacionalidades. Tomando como modelo a história político-religiosa da nação polonesa, João Paulo II procura responder aos problemas de identidade étnicoculturais que se põem no seio das nações contemporâneas. Fazendo um balanço das conquistas e fracassos do que se convencionou chamar de “modernidade”, o Vaticano procura repor a memória e a tradição de uma cultura européia mais universal.

Tradition and modernity 
The article seeks to show why culture has become the strategic point for action and reflection under Pope John Paul II’s evangelizing policy. Within the current context of nation-state crises and European unification, the Pope has played an important role as a mediator between ideologies and nationalities. Taking the political and religious history of the Polish nation as a model, John Paul II endeavors to respond to the issués of ethnic-cultural identity that have arisen within contemporary nations. In assessing the successes and failures of what has become known as modernity, the Vatican can be seen as attempting to restore the memory and tradition of a more universal European culture.

Tradition et modernité 
Cet article se propose de montrer pourquoi la culture est devenue le lieu stratégique de l’action et de la réflexion de la politique évangilisatrice du pontificat de Jean Paul II. Envisagé dans le contexte actuel de la crise des Etats nationaux et de l’unification européenne, le Pape n’a cessé de jouer un rôle de médiateur important entre les idéologies et les nationalités. Prenant pour modèle l’histoire político-religieuse de la nation polonaise, Jean Paul II tente de répondre aux problèmes d’ identité ethnico-culturelle qui se posent au sein des nations contemporaines. A partir du bilan des conquêtes et des échecs de ce qu’il est convenu d’appeler “modernité”, le Vatican tente de récupérer la mémoire et la tradition d’une culture européenne plus universelle.


A morte da “alegria do povo”
“Alegria do povo” é a expressão que ficou associada, desde o começo dos anos 60, à pessoa de Garrincha, o jogador mais renomado – ao lado de Pelé – da história do futebol brasileiro. Mas, diferentemente de Pelé, Garrincha não se firmou nas regras do jogo do esporte profissional e decaiu até chegar ao alcoolismo. Seu estilo de jogo imprevisto, desconcertante e eficaz parece ter uma relação com os mistérios do grupo social mal conhecido do qual ele é originário. A irrupção espetacular, porém efêmera, do seu estilo de amador na competição profissional ilustrava essa criatividade circunscrita desenvolvida pelos operários que viviam no mundo fechado das fábricas com vila operária. A morte em 1983 desse operário jogador pareceu teatralizar o desaparecimento mais geral da euforia popular que o crescimento econômico dos anos 50, a precária democracia política da época e as duas primeiras vitórias do Brasil em Copas do Mundo (em 1958 e 1962) haviam propiciado.

The death of “the people’s joy”
“The people’s joy” is the phrase which, from the early 1960s, was attached to the person of Garrincha, who, with Pelé, was the greatest player in the history of Brazilian soccer. Unlike Pelé, Garrincha never managed to adapt to professional sport and sank into alcoholism. His unpredictable, disconcerting and effective style of play seems to be connected with the mysteries of the littleknown social group from which he originated. The spectacular but shortlived intrusion of his amateur style into, top-ranking competition illustrated the inconsistent and limited “creativity” developed by the workers sucked into the closed world of company towns. The death in 1983 of this ex-factory worker-footballer seems to have been accompanied by the more general disappearance of the popular euphoria generated by the economic boom of the 1950s and Brazil’s great victories – 1958 and 1962 – in the World Cup.

La mort de “la joie du peuple”
“La jóie du peuple” est 1’expression qui colla, depuis le début des années 60, à la personne de Garrincha, le plus grande joueur avec Pelé de l’histoire du football brésilien. Mais, à la différence de Pelé, Garrincha ne parvint jamais à s’adapter au sport professionnel et sombra dans l’alcoolisme. Son style de jeu imprévu, déconcertant et efficace paraît avoir un rapport avec les mystères du groupe social méconnu dont il est originaire. L’intrusion spectaculaire mais éphémère de son style d’amateur dans de haute compétition illustrait cette “créativité” inconséquente et limitée que développaient les ouvriers enrégimentés dans le monde clos des usines avec cités ouvrières. Avec la mort en 1983 de cet ancien ouvrier-joueur sembla disparaitre plus généralement 1’euphorie populaire qu’avaient engendrée 1’essor économique des années 50 et les grandes victoires du Brésil – 1958 et 1962 – en coupe du monde.

 


Reflexões sobre a pós-modernidade O exemplo da arquitetura
O artigo considera a problemática da pós-modernidade a partir de um exemplo específico: a arquitetura. A pós-modernidade é tratada pelo autor como uma das formas de consciência (no caso estética) que exprime um processo de mudança das relações sociais no âmbito das sociedades atuais. Os temas discutidos – cultura popular, memória, conceito de espaço e de tempo – surgem assim da discussão de um objeto específico, a arquitetura pós-moderna, mas posssuem uma abrangência maior, sendo “lidos” como sintomas de uma transformação que envolve as sociedades industriais como um todo.

Reflections on post-modernity
The issue of post-modernity is examined from a specific example: architecture. Post-modernity is viewed here as one form of consciousness (in this case, aesthetics), which expresses a process of change in social relations within present-day societies. Although the topics under discussion – i.e., popular culture, memory, the concept of space and time – thus arise from the discussion of a specific object (post-modern architecture), they boast a broader scope and are read as symptoms of a transformation that involves the whole of industrial societies.

Réflexions sur la post-modernité
L’ article considère la problématique de la post-modemité à partir d’ un exemple spécifique: l’architecture. La post-modemité est traitée par l’auteur comme une des formes de conscience (en l’occurrence, esthétique) qui exprime un processus de changement des relations sociales au sein des sociétés actuelles. Lés thèmes envisagés – culture populaire, mémoire, conception de l’espace et du temps – n’appairaissent pas de la sorte, à partir de la discussion d’ un centre d’ intérêt spécifique, l’architecture post-moderne, mais possèdent une portée bien plus grande, puisqu’ ils sont “lus” en tant que symptômes d’une transformation qui engage les sociétés industrielles comme un tout.


A nobreza em França: a tradição como crença
Como explicar que descendentes da nobreza, grupo social cuja existência é legalmente recusada há 200 anos, continuam a reproduzir e a manifestar, de diversas maneiras, as diferenças que os separam de outros grupos? Se a crença dos nobres de que constituem a parte mais “preciosa e insubstituível do corpo social” é o princípio instituidor das diferenças, busca-se examinar os fundamentos de tal crença através da análise das variadas formas objetivas que a exprimem: a manutenção de castelos e monumentos, a confecção de dicionários dos membros da nobreza, a edição de revistas, a existência de círculos, clubes e associações restritas. A nobreza é concebida não como grupo real e homogêneo, nem como galeria de indivíduos de ascendência nobre, mas como um espaço de diferenças socialmente significativas, com diversas funções opostas pela posse diferencial de dose maior ou menor de capital simbólico e social, de patrimônio econômico e de capital cultural. Demonstra-se como, apesar de suas múltiplas divisões e contrastes, a nobreza funciona como corpo coeso, sobretudo quando seus interesses simbólicos parecem afetados. Estuda-se ainda alguns dos principais mecanismos de construção da identidade social dos agentes, em particular o efeito do nome e dos títulos, a inscrição das posições sociais no espaço (castelos, monumentos) e nos relatos históricos, e a prática de atividades ,”gratuitas” (trabalho voluntário, caça, mandatos políticos locais etc.) que reforçam o sentimento de pertencer à elite. O estudo sociológico da nobreza ressalta a crença como fator central para a compreensão da existência ou da persistência de grupos sociais, mesmo quando negadas ou abolidas formalmente pelo Estado.

The nobility in France: tradition as belief
How do we explain that the descendants of nobility – a social group whose existence has been legally denied for 200 years – continue in many ways to reproduce and express the differences that separate them from other groups? Taking as the instituting principle behind these differences the nobility’s belief that they are the most “precious and irreplaceable” part of the social body, the article examines the bases for this belief by analyzing the various objective ways it finds expression: the continued existence of castles and monuments, the compiling of dictionaries on members of the nobility, the publications of magazines, and the maintenance of restricted circles, clubs, and associations. The nobility is conceived neither as a true, homogenous group nor as a gallery of individuals of noble ancestry, but rather as a space of socially significant differences where various fractions are brought to opposition by their differing claims to greater or smaller portions of symbolic and social capital, economic assets, and cultural capital. It is shown that the nobility, despite its multiple divisions and contrasts, functions as a cohesive body, especially when its symbolic interests appear affected. The article also examines some of the main mechanisms in the construction of the social identities of these agents, particularly the effect of names and titles, the registration of social positions in space (castles and monuments) and in historical accounts, and the exercise of “free” activities (voluntary work, hunting, holding of local political office etc.) that reinforce a sense of belonging to the elite. The sociological study of nobility underscores belief as a central factor in comprehending the existence and persistence of social groups, even after these have been formally prohibited or abolished by the State.

La noblesse en France: la tradition en tant que croyance
Comment expliquer que des descendants de la noblesse, groupe social dont l’existence est légalement récusée depuis 200 ans, continuent à reproduire et à manifester, de diverses façons, les différences qui les séparent d’autres groupes? Si la croyance qu’ont les nobles dé constituer la partie la plus “précieuse et irremplaçable” du corps social est le principe à partir duquel s’ instituent les différences, il convient d’ examiner les fondements d’ une telle croyance en analysant les formes objectives diverses qui 1’expriment: le maintien de châteaux et de monuments, la confection de dictionnaires des membres de la noblesse, la publication de revues, 1’existence de cercles, de clubs et d’associations réservées à peu de membres. La noblesse n’ est conçue ni comme un groupe réel et homogène, ni comme une galerie d’individus d’ascendance noble, mais comme un espace aux différences socialement significatives, pourvu de fractions diverses et opposées selon que la dose de capital symbolique et social, de patrimoine économique et de capital culturel sera plus ou moins élevée. L’article démontre comment, en dépit de ses divisions et des contrastes multiples, la noblesse fonctionne comme un corps uni, principalement lorsque ses intérêts symboliques semblent être affectés. On y étudie aussi certains des principaux mécanismes de construction de 1′ identité sociale des agents, 1’effet en particulier du nom et des titres, l’ inscription des positions sociales dans 1’espace (châteaux, monuments) et dans les récits historiques, ainsi que la pratique d’activités “gratuites” (travail volontaire, chasse, mandats politiques locaux etc.) qui renforcent le sentiment d’ appartenance à une elite. L’ étude sociologique de la noblesse met en valeur le rôle de la croyance comme facteur central pour la compréhension de 1’existence ou de la persistance de groupes sociaux, mame lorsque celles-ci, sont formellement niées ou abolies par 1’Etat.

Deixe um comentário