• 13/06/1993
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“Vicissitudes e limites da conversão à cidadania nas classes populares brasileiras” e outros assuntos.

Sumário
Rev. bras. Ci. Soc. v.8 n.22 São Paulo jun. 1993

  • Vicissitudes e limites da conversão à cidadania nas classes populares brasileiras
    L. F. D. Duarte, L. L. Barsted, M. R. Taulois, M. H. Garcia
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Cultura européia: uma nova retórica de exclusão?
    Verena Stolcke
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Cidadania plena para o americano negro? Um problema sociológico
    Talcott Parsons
    (ÍNTEGRA)
  • Humanidade, etnia, nacionalidade: perspectivas conceituais e comparativas sobre a URSS
    John Comaroff
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Operários e mobilidade social na Bahia: análise de uma trajetória individual
    Antonio Sérgio Alfredo Guimarães
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Os blocos regionais nas Américas
    Andrew Hurrell
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Caos e ordem na teoria sociológica
    Franz Josef Brüseke
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Antropologia das sociedades complexas: identidade e territorialidade,ou como estava vestida Margaret Mead
    Néstor Perlongher
    (RESUMO | ÍNTEGRA)

 

 

RESENHAS (ÍNTEGRA)

  • “Cenas e queixas: um estudo sobre mulheres, relações violentas e aprática feminista”, de Maria Filomena Gregori
    Wânia Pasinato Izumino
  • George L. Mosse e o racismo como construção ideológica e produção de estereótipos”
    Roberto Grün
  • “Hermes Dilema & Hamlet’s Desire: on Epistemology of Interpretation”, de Vincent Crapanzano
    Cíntia Ávila de Carvalho
  • “O dilema da participação popular – a etnografia de um caso”, de JúlioAssis Simões
    Cláudio Novaes Pinto Coelho
  • “A democracia nas urnas”, de Antonio Lavareda
    Glória Diógenes

 


Vicissitudes e Limites da Conversão à Cidadania nas Classes Populares Brasileiras
Este trabalho, suscitado por uma experiência de observação etnográfica de uma iniciativa de promoção de direitos civis em uma favela do Rio de Janeiro, apresenta uma reflexão teórica sobre os mecanismos de implantação social da cidadania nas sociedades ocidentais modernas, particularmente no tocante à incorporação das chamadas “classes populares” – cuja visão de mundo imporia desazos graves ao processo de “individualização” implícito ao ideal da cidadania. Analisa-se o movimento de “conversão” nacionalista (a conscientização) patrocinado pelas sociedades civis de promoção desse ideal e postula-se a necessidade de reconhecer a maior complexidade do processo e a importância dos mecanismos concomitantes da institucionalização pelo Estado e da “disciplinarização”.

Vicissitudes and Limits of the Conversion to Citizenship in Brazilian Popular Classes
This work was inspired by an experience of ethnographic observation in a favela in Rio de Janeiro, along the development of a campaign of conscientization. It is a theoric reflection on the mechanisms of social implantation of citizenship in modern western societies, especially where it means incorporating the so-called “popular classes” – whose specific perception of the world would impose serious challenges to the process of “individualization” implicit to the ideal of citizenship. The article analyses the movement of nationalist “conversion” (conscientization) promoted by civil societies devoted to this ideal and postulares the necessity of recognizing the more complex nature of the process, as well as the importance of the mechanisms which accompany institucionalization, together with “disciplinarization”, by the State.

Vicissitudes et Limites de la Conversion à la Citoyenneté dans les Classes Populaires Brésiliennes
Cet article a comme point de départ une experience d’observation éthnographique dans un bidonville à Rio de Janeiro pendant le développement d’une campagne de promotion des droits civils. C’est une réflexion théorique à propos de 1’implantation de la citoyennetée dans les sociétés occidentales modernes, particulièrement en ce qui concerne 1′ incorporation des ainsi-dites “classes populaires”, dont la vision de monde détermine des graves défis au procès de “individualization” implicite à 1’idéal de citoyenneté.


Cultura Européia: uma Nova Retórica de Exclusão?
A autora procura rever a idéia de que a retórica e a violência anti-imigrante é um novo estilo de racismo ou um racismo disfarçado. Argumenta que o ressurgimento dos nacionalismos na Europa revela uma mudança conceituai, afastando-se do racismo tradicional em direção a um fundamentalismocultural que se baseia nos pressupostos que fumdamentam as noções modernas de cidadania, identidade nacional e Estado nação.

European Culture: a New Rethoric of Exclusion?
The author re-examines the notion that anti-immigrant rethoric and violence is a new style of racism, or a racism under disguise. Stolcke believes that the ressurgence of different nationalisms in Europe reveals a conceptual change which substitutes a cultural fundamentalism to traditional racism. This cultural fundamentalism, she says, is based on the assumptions underlying modern notions of citizenship, nacional identity and State.

Culture Européenne: une Nouvelle Réthorique d’Exclusion?
L’auteur analyse la notion selon laquelle la rhétorique et la violence anti-immigrants seraient soit une nouvelle forme de racisme, soit un racisme déguisé. D’après Stolcke, le retour des nationalismes en Europe signalerait un changement conceptuel, qui s’écarterait du racisme traditionel pour adopter un fondamentalisme culturel basé sur les supposés qui fondent les modernes notions de citoyenneté, identité nationale et État-nation.


Humanidade, Etnia, Nacionalidade: Perspectivas Conceituais e Comparativas sobre a URSS
O artigo analisa os estudos soviéticos sobre etnia e nacionalismo, procurando mostrar os diferentes enfoques presentes nessa produção e situá-los no contexto dos discursos ocidentais sobre o tema. Criticando as abordagens primordialistas e construtivistas da questão, faz um paralelo entre os processos de descolonização africanos e o turbilhão étnico na URSS, mostrando como a sociologia e a antropologia estão implicadas nas construções ideológicas de uma das mais complexas regiões multiculturais do mundo.

Humanity, Ethnicity, Nationality: Conceptual and Comparative Perspectives on the L’.S.S.R.
The article analyses contemporary Soviet studies on ethnicity and nationalism, aiming to illuminate the different views present in that production, as well as to situate them in the context of the ensemble of occidental discourses on the subject. While criticizing “primordialist” and “constructionist” approaches to the subject, the Author draws a parallel between African processes of de-colonization and ethnic troubles in U.R.S.S., showing how sociology and anthropology are both involved in the ideological constructions of one of the most complex multicultural regions of the world.

Humanité, Ethnie, Nationalité: Perspectives Nationales et Comparatives dans 1’Union Soviétique
Ayant pour but d’exposer les différentes approches utilisées et de les situer dans le contexte des discours occidentaux sur la question, l’article analyse les études soviétiques à propos d’éthnie et de nationalisme. L’Auteur critique les approches primordialistes et constructivistes et compare les procès africains de décolonisation et le tourbillon ethnique en Union Soviétique, pour montrer comme la sociologie et 1’anthropologie sont impliquées dans les constructions idéologiques d’une des plus complexes régions multiculturelles du monde.


Operários e Mobilidade Social na Bahia: Análise de uma Trajetória Individual
O autor examina a trajetória de vida de um operador petroquímico da geração de 1976, com trinta e oito anos, ativista sindical há sete. Busca os possíveis mecanismos psicossociais que explicam a singularidade desse caso e as características mais gerais do habitas e da socialização que podem sustentar um certo padrão de trajetória de classe no espaço soci:.l da Bahia dos anos setenta e oitenta. Analisa cinco aspectos de sua trajetória: (1) a estratégia familiar de mobilidade social; (2) as razões da decisão de traiafonnar-se num trabalhador qualificado; (3) a estratégia de vida, suas tensões internas; (4) as razões que explicam sua trajetória ocupacional; (5) a sua transformação em ativista sindical.

Workers and Social Mobility in Bahia: Analysis of an Individual Tra jectory
The Author examines the life trajectory of an operatorin a petrochemical industry. The subject belongs to the 1976 generation, is 38 years old and for the last seven years has been a syndical activist. Guimarães cries to identify the possible psycho-social mechanisms responsible for the singularity of this case and the more general characteristics of habitus and socialization capable of sustaining a certain pattern of class trajectory in the social space of Bahia, both in the seventies and the eighties. With this purpose, he examines five aspects of the subject’s life trajectory: (1) his family’s strategy of social mobility; (2) the reasons why he decided to become a qualifïed worker; (3) his life strategy and its infernal tensions; (4) the reasons subjacent to his ocupacional trajectory; and (5) his becoming a syndical activist.

Ouvriers et Mobilité Sociale à Bahia: Analyse d’une Trajectoire Individuelle
L’Auteur examine la trajectoire de vie d’un operateur pétrochimique appartenant à la génération de 1976, de 38 ans, activiste syndical depuis sept ans. Il cherche les possibles mécanismes psychosociaux qui expliqueraient la singularité de ce cas, aussi bien que les characteristiques plus génériques de l’habitus et de la socialisation capables de justifier un certain patron de trajectoire de classe dans 1’espace social de Bahia dans les années 70 et 80. Il éxamine cinq aspects dela trajectoire de cet ouvrier: (1) la stratégie de mobilité sociale de sa famille; (2) ler raisons qui l’ont fait décider de devenir un ouvrier qualifié; (3) sa stratégie de vie et les tensions internes correspondantes; (4) ler raisons qui expliquent sa trajectoire ocupationelle; et (5) le fait qu’il soit devenu activiste syndical.

 

 


Os Blocos Regionais nas Américas
O artigo analisa as diversas formas de regionalismo atualmente em discussão nas Américas e, em especial, a relação entre o regionalismo inter-americano (regionalismo macro, ou em bloco), de um lado, e arranjos mais limitados, de caráter sub-regional (micro-regionalismo), de outro. Examina o ressurgimento do interesse latino-americano por diferentes formas de regionalismo, enfatizando a estreita ligação entre os fatores políticos e econômicos. Em seguida, reflete sobre os fatores que limitam o regionalismo inter-americano: como irão repercutir – provavelmente – as percepções e necessidades latinoamericanas sobre a política dos Estados Unidos? Que questões comportariam uma abordagem inter-americana? E, se há limites para o desenvolvimento de um regionalismo inter-americano, o que isso significa para o futuro da cooperação sub-regional?


Regionalism in the Americas

The article analyses the various forms of regionalism that are currently under discussion in the Americas, and, in particular, the relationship between inter-American regionalism (macro or bloc regionalism), on one hand, and more limited sub-regional arrangements (micro-regionalism) on the other. It examines the resurgence of Latin-American interest in different forms of regionalism, stressing the close link between political and economic factors. It then considers the limits to inter-American regionalism: How are Latin-American perceptions and needs likely to be reflected in United States policies? On what issues does an inter-American focus make sense? And, if the prospecta for inter-American regionalism are limited, where does this leave the future of sub-regional cooperation?

Regionalisme dans les Amériques
L’article éxamine les différentes formes de régionalisme actuellement en discussion dans les Amériques et, en particulier, la rélation entre le régionalisme interaméricain (régionalisme macro ou de bloc), d’un coté, et modèles plus limités, de caractère sous-régional (micro-régionalisme), de l’autre. L’article éxamine aussi la réapparition de l’interêt latino-américain par des différentes formes de régionalisme, tout en soulignant la proximité entre les facteurs politiques et économiques. Ensuite sont considerés les limites quis s’opposent à un régionalisme latino-americain: quels seront les résultats probables des perceptions et besoins latino-américains sur la politique des États Unis? Et, si les perspectives d’un régionalisme latino-américain sont limitées, quelles sont les conséquences de se fait sur le futur de la coopération sous-régional?


Caos e Ordem na Teoria Sociológica
O estudo chama a atenção para a negligência com que as ciências sociais tratam ainda hoje fenômenos caóticos que, segundo o autor, existem no mundo sócio-econômico em abundância. Depois da tentativa fracassada de industrializar sem a existência de mercado e liberdade política e perante a crise estrutural nos países envolvidos na industrialização tardia, processos esses que aumentaram visivelmente a desordem nas respectivas regiões, a teoria global da modernização industrial precisa ser radicalmente revisada. A reflexão sobre a teoria de sistemas não-lineares propõe oferecer os primeiros parâmetros para uma discussão sobre a mudança de paradigmas nas teorias sobre o desenvolvimento global.

Chaos and Order in Sociological Theory
This article calls the attention to the negligence with which, even today, social sciences treat chaotic phenomena very common in socio-economic world. After the aborted tentative of industrializing without the existence of a market or political freedom, and before the structural crisis affecting countries engaged in late industrialization – processes which visibly augmented desorder in the concerned regions -, global theory of industrial modernization must undergo a radical revision. Reflexion on the theory of non-linear systems propposes the first parameters for a discussion on the changing of paradigms in theories dealing with global development.

Chaos et Ordre dans la Théorie Sociologique
Cet article pointe la négligence des sciences sociales, même aujourd’hui, dès qu’il s’agit de considérer les phénomènes chaotiques très fréquents dans le monde socio-économique. Depuis l’échec de la tentative d’industrialiser sans qu’il y aye soit marché, soit libertés politiques, et devant la crise structurale qui affecte les pays dédiés à 1’industrialisation tardive-des procès qui ont visiblement augmenté le desordre dans les régions affectées -, la théorie mondiale de la modernisation industrielle doit souffrir une révision radicale. La réflexion sur la théorie des systèmes non-lineaires proppose le premiers paramètres pour une discussion concernant l’altération des paradygmes dana les théories qui s’occupent du dévéloppement mondial.


Antropologia das Sociedades Complexas: Identidade e Territorialidade, ou Como Estava Vestida Margaret Mead
Se a Antropologia é a “ciência do outro”, torna-se fundamental estabelecer as condições dessa alteridade. A partir de sua pesquisa sobre “O negócio do michê: a relação entre o prostituto viril e seu cliente”, Perlongher reflete sobre as diferentes alteridades assumidas pelo olhar do antropólogo em três áreas conceituais específicas: a da “identidade contrastiva”, a da territorialidade e a do desejo. Explorando as conseqüências, para seu saber, dos olhares alternativos adotados pelo antropólogo – e que correspondem a diferentes posicionamentos teóricos -, Perlongher adverte que a auto-suficiência do observadorque descuida de observar-se a si mesmo – determina a perda de um ponto de referência fundamental para uma ciência que se queira verdadeira. Esse descuido, porém, tem embutido um significado político muito claro, apontando, em geral, para uma economia do poder.

Anthropology of Complex Societies: Identity and Territoriality, or How Was Margaret Mead Dressed
If Anthropology is the “science of the other”, stablishing conditions for this otherness is fundamental. Starting from a research on “The Business of the Michê: the relationship between the virile prostitute and his client”, the Author examines lhe different alterities inpersonated in the positions adopted by the anthropologist in three specific conceptual areas: those of “contrastive identity”; terriotarility and desire. Exploring the different consequences, from the point of view of his science, of these alternative stands adopted by the anthropologist – and which correspond to different theoretic stands -, Perlongher notes that a position of autosufficiency on lhe part of the observer – who neglects observing himself – might determine the loss of a fundamental reference for a science aspiring to scientificity. Such a negligence, however, bears a very clear political meaning, which points, in general, to an economy of power.

Anthropologie des Sociétés Complexes: Identité et Territorialité, oú comment était habillée Margaret Mead
Si l’Anthropologie est la science “de l’autre”, établir les conditions de cette altérité devient quelque chose de fondamental. À partir de sa recherche “Le négoce du michê: la rélation entre le prostitué viril et son client”, Perlongher réflechît sur les différentes altérités adoptées par le regard de 1’anthropologue dans trois champs conceptuels spécifiques: celui de l’identité contrastive”, celui de la territorialité et celui du désir. Étudiant les conséquences, pour son savoir, des différents regards adoptés par l’anthropologue – et qui correspondent à des différentes positions théoriques -, Perlongher remarque que l’auto-suffisance de l’observateur – qui ne s’ observe soi-même – cause la perte d’ un point de référence fondamental à une science qui se veuille vraie. Cette méconnaissance porte en soi, il faut dire, un sens politique très net: elle signalle, en général, une économie de pouvoir spécifique.

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