• 22/10/1994
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“Pluralismo em perspectiva comparativa: notas sobre as tradições européia e americana” e outros assuntos.

Sumário
Rev. bras. Ci. Soc. v.9 n.26 São Paulo out. 1994

  • Pluralismo em perspectiva comparativa: notas sobre as tradições européia e americana
    Luigi Graziano
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Harmonia coerciva: a economia política dos modelos jurídicos
    Latira Nader
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Estudantes universitários e o trabalho
    Ruth C. L. Cardoso e Helena Sampaio
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • A reforma universitária de 1968: 25 anos depois
    Helena Bomeny
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Evangelização e tradições indígenas: o caso guarani
    Gilberto Mazzoleni
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Magia, racionalidade e sujeitos políticos
    Paula Montero
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Pombagira dos candomblés e umbandas e as faces inconfessas do Brasil
    Reginaldo Prandi
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Identidade étnica, assimilação e cidadania: a imigração alemã e o Estado brasileiro
    Giralda Seyferth
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Identidade e representação: os judeus na esfera política e a imagem na comunidade
    Roberto Grün
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • A representação como espelho: universo cultural e político das candidaturas populares
    Irlys Alencar Firmo Barreira
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • As relações civil-militares no primeiro governo da transição brasileira: uma democracia tutelada
    Jorge Zaverctcha
    (RESUMO | ÍNTEGRA)

 

 

RESENHAS (ÍNTEGRA)

  • Réponses: pour une anthropologie reflexive, de Pïerre Bourdieu, com Loïc Wacquant
    Carlos Benedito Martins
  • Democracia ou reformas? Alternativas democráticas à crise política: 1961-1964, de Argelina Cheibub Figueiredo
    Cláudio Gonçalves Conto
  • Mundialização e cultura, de Renato Ortiz
    Guilhermo Ruben
  • Estado, mercado e democracia: política e economia comparadas, de Lourdes Sola (org.)
    Eduardo R. Gomes
  • Vícios privados, benefícios públicos? A ética na riqueza das nações, de E. Gianetti de Fonseca
    Marcos Lanna

 


Pluralismo em perspectiva comparativa: notas sobre as tradições européia e americana
O autor faz uma revisão dos diferentes sentidos que a noção de pluralismo assume no pensamento político comparando as tendências pluralistas do leste europeu com a forma como o pluralismo é incorporado à noção de democracia na América do Norte.

Pluralism in a comparative perspective: notes on the European and American traditions
The author reviews the several senses of the notion of pluralism in political reasoning; he compares East European pluralist tendencies to the way pluralism is incorporated to the notion of democracy in North America. 

Le pluralisme dans une perspective comparative: notes sur les traditions européenne et américaine
L’auteur fait une révision des plusieurs sens de la notion de pluralisme dans le raisonnement politique, tout en faisant une comparaison entre les tendances pluralistes de 1′ Europe de 1′ Est et la manière dont le pluralisme est incorporé à la notion de démocracie aux États Unis.


Harmonia coerciva: a economia política dos modelos jurídicos
Este ensaio examina a ideologia da harmonia enquanto técnica de pacificação. Acompanha os efeitos da harmonia coerciva entre os zapotecas e outros povos colonizados enquanto forma de controle cultural num primeiro contato; nos Estados Unidos, de 1975 até hoje, quando a Resolução Alternativa de Disputas funciona como resposta pacificadora aos movimentos pelos direitos humanos da década de 60; chegando ao cenário internacional e à adoção da harmonia coerciva para definir disputas internacionais relativas ao uso dos rios, e na construção da NAFTA e do GATT. É com ideologias situãdas fora da jurisdição dos sistemas formais de controle social que os controles funcionam com maior intransigência.

Coercive harmony – the political economy of legal models
This paper is about the ideolgy of harmony as a technique of pacification. The author traces the workings of coercive harmony among the Zapotec and other colonized peoples as an instance of cultural control by first contact; in the United States from 1975 to the present, when Alternative Dispute Resolution is working as a pacification response to the 1960’s rights movements; and finally to the international arena and the use of coercive harmony in settling international river disputes, and in constructing NAFTA and GATT. It is with ideologies placed outside the jurisdiction of formal social control systems that controls operate most adamantly.

Harmonie coercitive -1’économie politique des modèles légaux
Cet article examine 1’ideologie de 1’harmonie en tant que technique coercitive parmi les Zapotèques et autres peuples civilisés, comme une instance de contrôle culturel au premier contact; aux États Unis, de 1975 jusqu’au présent, quand la Résolution Alternative des Disputes opère en tant que réponse de pacification aux mouvements pour la défense des droits des années 60; et, finalement, dans le scénario international, 1′ adoption de 1′ harmonie coercitive pour régler les disputes internationales rélatives à 1’usage des rivières et pour construire NAF17A et GATT. C’est avec des idéologies situées au dehors de la jurisdiction des syst6mes formels de contrôle social que les contrôles sont plus infléxibles.


Estudantes universitários e o trabalho
Análise de aspectos relacionados ao trabalho do estudante universitário baseada em pesquisa com estudantes cursando diferentes carreiras em várias instituições de ensino superior, na cidade de São Paulo e na região de Campinas. Discutindo estudos clássicos sobre a juventude, em que o trabalho funciona como indicador privilegiado para identificar dois segmentos de jovens-trabalhadores e estudantes -, mostra-se a importância crescente do trabalho no meio universitário: hoje, mais de 50% dos estudantes trabalham. Se o trabalho do estudante é determinado por sua própria condição de estudante, é enquanto jovem que o trabalho assume para ele uma dimensão importante, diluidora da distinção trabalhador/estudante, pois é um trabalho associado a valores relacionados ao consumo jovem, à valorização da experiência no mercado de trabalho, à semi-independência financeira, a um estilo de vida em que as atividades são múltiplas, transitórias e intensas.

College students and work
The authors discuss some aspects linked to working college students. Analysis is based upon research data with young people studying in different higher education institutions in the cities of São Paulo and Campinas. Classical studies on youth say that as a rule work is a privileged indicator to identify, by contrast, two segments among young people – workers and students. This paper underlines that in college, working experiences are considered an asset. Data collected inform that over 50% among the students have a job. Thus, it’s necessary to re-examine the idea of work and study as mutually excludent. The reason why a student works may not be economic: sometimes it’s related to a series of values linked to consumption, importance of the experience in the work market, economic semi-independence – in short, a life style with multiple, transitory and intense activities.

Etudiants universitaires et travail
Essai qui examine des aspects du travail de 1’étudiant universitaire à partir des donnés d’une recherche avec des jeunes gens suivant plusieurs carrières dans différentes institutions d’enseignement supérieur aux vilães de São Paulo et Campinas. Souvent, le travail est un indicateur privilegié pour identifier, de manière contrastive, deux segments de la jeunesse – celui des travailleurs et celui des étudiants. Ici, on souligne 1’importance croissante, dans le milieu universitaire, d’avoireu des expériences de travail. Si, comme constate la recherche, plus que 50% des étudiants travaillent, c’est le cas de revoir la notion selon laquelle travail et étude s’excluent mutuelllement. Parfois le travail de 1’étudiant West pas une conséquence du besoin économique dc la famille, mais s’associe a une série de valeurs liées à la consommation jeune, à la valorisation de 1’expérience de travail, à la semi-independence économique – c’est à dire, à un style de vie oú les activités sont multiples, transitoires et intenses.


A reforma universitária de 1968: 25 anos depois 
Este texto recupera o movimento da Reforma Universitária de 1968, na tentativa de avaliar ganhos provenientes da grande mobilização que se deu a seu pretexto e também de localizar pontos possíveis de estrangulamento hoje postos em evidência, mas que talvez tenham sua origem nos anos 60. A autora convida o leitor a uma reflexão sobre as possíveis conseqüências da combinação conveniente, aqui tentada, de incorporar padrões de organização universitária de matrizes distintas e nem sempre conciliáveis.

1968 University reform: 25 years after
This article studies the’68 movement for a reform in the University, trying to establish the assets obtained with the great’68 mobilization on the subject. At the same time, the author identifies possible strangling points perceptible today, but possibly originated in the sixties. Bomeny suggests that many problemsderive of the comination, in Brazilian University reform, of two different models of organization – the American and the French, not necessarily conciliable.

La réforme universitaire de 1968: 25 années sont passées
Cet article essaie d’analyser le mouvement de Ia Reforme Universitaire de 1968, pour faire une évaluation des gains provenants de Ia grande mobilisation de cette réforme et aussi d’identifier les possibles points d’étranglement, perceptibles aujourd’hui mais peut-être originés dans les années 60. L’ auteur invite le lecteur à faire une réflexion concernant les possibles conséquences de Ia combinaison, dans Ia réforme universitaire brésilienne, de modèlcs différents et pas toujours conciliables.

 

 


Evangelização e tradições indígenas: o caso guarani 
Neste artigo o autor pretende sublinhar dois aspectos específicos que caracterizaram o processo aculturante sofrido pela etnia guarani: a sutil e eficaz invasão dos sacerdotes missionários e a raiz não indígena dos assim chamados movimentos proféticos guaranis (que representam, portanto, um exemplo original de “sincretismo”,impensável sem o contato violento com a realidade judaico-cristã).

Gospel and indigenous traditions: the guarani case 
The author of this article underlines two particular aspects characterizing the culturalizing process undergone by the Guarany ethny: the subtle and effective invasion performed by the missionary priests and the non-indigenous root of the so-cálled Guarany prophetic movements (which thus represent an original example of “syncretism”, unthinkable without a violent contact with the JudeoChristian reality).

Evangélisation et traditions indigènes: le cas guarani 
Dans cet article, l’auteur souligne deux aspects particuliers qui characterisent le procès d’acculturation subi par 1’ethnie Guarany; la subtile et efficace invasion des prêtres missionaires et la racine nonindig6ne des ainsi-dits mouvements prophétiques Guaranys (qui représenteraient un exemple originel de “syncrétisme”, inpensable sans un contact violent avec la réalité judéo-chrétienne).

 


Magia, racionalidade e sujeitos políticos 
Partindo da constatação do crescimento das religiões mágicas no Brasil, em detrimento do catolicismo, este trabalho procura dar conta do problema das relações entre crenças mágicas e a construção da cidadania. A literatura antropológica clássica descreveu a magia como sendo da ordem do privado, do emocional e do irracional. Em princípio, essas características estariam em oposição com as qualidades exigidas pelo exercício da argumentação democrática: racionalidade, individualismo, separação entre mundo dos fatos e mundo da fé. No entanto, como a autora procura demonstrar, nas religiões mágicas brasileiras essas duas ordens de fenômenos convivem de maneira dialética, ou, em outras palavras, as religiões tendem para a magia e ao fazê-lo incorporam os valores exigidos pela vida urbana moderna. Nesse sentido, é preciso superar as análises dualistas que opõem o Brasil “moderno” ao Brasil “arcaico”, uma vez que este último cede o repertório de argumentos, imagens e sínteses para que se possa construir o primeiro.

Magic, rationality and political subjects
Starting from a constatation of the expansion of magic religions in Brazil, in detriment of Catholicism, this work deals with the problem of the relations between magic beliefs and construction ofcitizenship. Classical anthropological literature described magic as belonging to the order of the private, the emotional and the irrational. In principle, these characteristics would oppose to the qualities required by the exercise of a democratic reasoning: rationality, individualism, separation between the world of the facts and the world of the faith. Nonetheless, as the author tries to demonstrate, in Brazilian magic religions these two orders of phenomena live together dialetically, or, in other words, religions tend to magic and, while doing so, incorporate those values required by modern urban life. Thus, it’s necessary to superate dualist analyses opposing “modern” and “archaic” Brazil, since the latter gives out its repertoire of arguments,images and syntheses to build the former.

Magie, ratïonalité et sujets politiques
Vu la croissance des religions magiques au Brésil – au détriment du catholicisme-, ce travail a pour but d’ éxaminer le problème des rélations entre les croyances magiques et la construction de la citoyenneté. La littérature anthropologique classique décrit la magie comme appartenant à I’ordre du privé, de 1’émotionnel et de 1’irrationnel. En principe, ces characteristiques s’opposeraient aux calités nécessaires à 1’exercice de 1’argumentation démocratiquè: rationalité, individualisme, séparation entre monde des faits et monde de la foi. Nonobstant, comme on démontre ici, dans les religions magiques brésiliennes ses deux ordres de phénomènes se c6toient dialectiquement, ou, autrement dit, les religions tendent vers la magie et, en ce faisant, incorporent les valeurs exigées par la vie urbaine moderne. Dans ce sens, il faut abandonner les analyses dualistes qui opposent un Brésil “moderne” à un Brésil “archaYque”, vu que ce dernier cède le repertoire d’arguments, images et syntheses à la construction du premier.


Pombagira dos candomblés e umbandas e as faces inconfessas do Brasil
Esta pesquisa sobre a Pombagira, entidade das religiões afro-brasileiras, enseja uma interpretação de certos aspectos menos confessáveis da sociedade brasileira, sobretudo no que se refere às religiões como fontes normativas do comportamento. Constatando o crescimento das religiões mágicas no Brasil – em detrimento do catolicismo -,examina-se o problema das relações entre crenças mágicas e construção da cidadania. A literatura antropológica clássica descreve a magia como sendo da ordem do privado, do emocional e do irracional, opostas, portanto, às qualidades exigidas pelo exercício da argumentação democrática: racionalidade, individualismo, separação entre mundo dos fatos e mundo da fé. No entanto, nas religiões mágicas brasileiras, as duas ordens de fenômenos convivem de maneira dialética: as religiões tendem para a magia e, ao fazê-lo, incorporam os valores exigidos pela vida urbana moderna.

The Pombagira of the candomblés and umbandas and unavowed aspects of Brazil
Research on the Pombagira, deity of Afro-Brazilian religions, allowing an interpretation of less confessable aspects of Brazilian society, mainly that of religions as normative behavioral sources. The expansion of magic religions in Brazil – and the shrinkage of Catholicism -, is examined here, as well as the links between magic beliefs and construction of citizenship. Classic anthropological bibliography decrees that magics belongs to the order of the private, emotional and irrational. Accordingly, these characteristics would oppose to those recquired by the exercise of democratic reasoning: rationality, individualism, separation between the world of facts and that of faith. Nonetheless, in Brazil the two orders of phenomena live together dialectically: religions tend to become magic and, when this happens, they assimilate the values recquired by modern urban life.

La Pombagira des candomblés et umbandas et des aspects inavoués du Brésil
Cet étude, qui focalise la Pombagira, entité des religions afro-brésiliennes, permet une interpretation de certains aspects peu avouables de la société br6silienne, surtout dans le domaine des religions en tant que sources normatives de la conduite. Devant la croissance des religions magiques au Brésil – au d6triment du catholichisme -, on examine les liens entre croyances magiques et construction de la citoyenneté. La littérature anthropologique classique voit la magie comme étant de 1’ordre du privé, de 1’emotionnel et de 1’irrationnel, c’est à dire, en opposition aux calités n6c6ssaires à 1’exercice de 1’argumentation démocratique: rationnalité, individualisme, séparation entre monde des faits et monde de la foi. Pourtant dans les réligions magiques brésiliennes les deux ordres de phénomènes convivent dialectiquement: les réligions tendent ver la magie et, dans la mesure oú elles deviennent magiques, les valeurs exigés par la vie urbaine moderne sont incorporés.


Identidade étnica, assimilação e cidadania: a imigração alemã e o Estado brasileiro
A imigração alemã, mais que qualquer outra, vinculou-se ao sistema de colonização baseado na pequena propriedade familiar, implementado nos estados do Sul do Brasil a partirde 1824. As dificuldades de assimilação dos alemães e seus descendentes, a elaboração de uma identidade étnica com a conseqüente afirmação da germanidade, as diferenças culturais que separavam, de fato, as colônias alemãs da sociedade brasileira, foram objeto de ampla discussão da elite brasileira, sobretudo na Primeira República. Este artigo analisa a questão da cidadania dos teuto-brasileiros e os conflitos resultantes de diferentes concepções de Nação e Estado – conflitos relacionados à busca de integração política não dissociada da idéia de pertencimento à etnia germânica -,com a proposta de um Estado pluralista, origem de ampla discussão sobre o “perigo alemão”. Os conflitos relativos à participação política dos cidadãos de origem alemã são analisados a partir da tentativa de criação de um partido étnico, o Volkspartei, em Blumenau, Santa Catarina.

Ethnic identity, assimilation and citizenship: German immigration and the Brazilian State
More than any other, German immigration in Brazil was tightly linked to the system of colonization based on little familiy farms, adopted in the Brazilian Southern states since 1824. Discussions in the Brazilian elite, mainly during the First Republic, included, for example, the difficult assimilation faced by Germans and their offspring, the elaboration of an ethnic identity, which entailed an affirmation of the notion of germanity, and cultural differences separating German agricultural colonies from the Brazilian society. The author analyses the notion of citizenship as applied to the Teuto-Brazilians, as well as the struggles arising from conflictive ideas about Nation and State. Together with an urge for political integration, remained the sense of pertainment to the German ethny, with the defense of a pluralist State seen by many as a “German menace”. The author also examines the creation of an ethnic party, the Volkspartei, in Blumenau, Santa Catarina, after the Federalist Revolution of 1893.

Identité ethnique, assimilation et citoyenneté: 1’immigration allemande et PEW brésilien
Plus qu’aucune autre, l’immigration allemande au Brésil était étroitement We au système de colonisation base sur la petite propriété rurale familiale adopte dans les états du sud du pays depuis 1824. Les difficultés d’assimilation et 1’élaboration d’une identité éthnique qui n’excluait pas 1’affirmation de la germanité, et les différences culturelles qui séparaient les colonies agricoles allemandes de la société brésilienne, ont fait 1’objet d’un chaud débat au sein des elites du pays, surtout à 1’époque de la Première Republique. Sont analysés ici la question de la citoyenneté des teutobr6siliens et les conflits dérivés des différentes conceptions de Nation et d’Etat. C’étaient des conflits lies à la lutte pour 1’intégration politique, qui allait avec 1’idée d’appartenance à 1’éthnie germanique, avec proposition d’ établir un Etat pluraliste, qui ont donné naissance à la notion de “danger allemand”. Darts ce sens, on examine le cas exemplaire de la tentative de création d’un parti éthnique (Volkspartei) à Blumenau (SC), aprés la Révolution Federaliste de 1893.

 

 


Identidade e representação: os judeus na esfera política e a imagem na comunidade
Artigo que se propõe oferecer uma explicação inicial para o comportamento político da comunidade judaica paulista a partir dos constrangimentos causados pela necessidade de fixar uma identidade coletiva para arrostar eventuais questionamentos inspirados pelo repertório anti-semita. Tanto a diáspora judaica organizada como o anti-semitismo são realidades internacionais; por isso o autor lança mão de comparações, que, neste caso, têm um valor mais que analítico, pois fazem parte do quadro de referência cognitiva dos agentes pesquisados. Explora-se a tensão “direita x esquerda”, bem como as relações entre os políticos dotados de zona de vôo próprio e os órgãos da colônia, que tentam impor uma linha de conduta a seus “representantes”. Procura-se, ainda, estabelecer o nexo entre políticos profissionais vinculados à comunidade e grandes empresários, que parecem exercer informalmente as funções mais importantes de representação.

Identity and representation: Jews in the political arena and their image in the community
This article offers a first explanation for the political behavior of the Jew community in São Paulo as a response to constraints deriving from the necessity of fixing a collective identity to face questionings originated in anti-Semitism. Since both the Jewish Diaspora and antiSemitism are international realities, the author constantly resorts to comparisons, which, in this case, have a more than analytical value, for they are part of the cognitive reference scheme of the researched agents. The study explores the tension between “right x left”, as well as the relations between self-representative politicians and organs of the Jew colony trying to impose a line of conduct to its “representatives”. The next step is establishing a link between professional politicians binded to the community and big businessmen apparently exerting – in an unformal character – the. most important functions of representation.

Identité et réprésentation: les juifs dans le scenario politique et leur image dans la communeauté
Cet article propose une prémière explication pour la conduite politique de la communeauté juive à São Paulo à partir des contraintes causées par le besoin de fixer une identité collective faisant face aux eventuels questionnements issus du répértoire de 1’anti-semitisme. Étant donné que la diaspore judaïque et 1’antisemitisme sont tous deux réalités internationales, I’auteur fait appel à des comparaisons qui, dans ce cas, acquièrent une valeur plus qu’analytique, puisqu’elles font partie du tableau de référence cognitive des agents recherchés. L’étude examine la tension “droit x gauche”, aussi bien que les rélations entre les politiciens dotés de zone personelle d’influence et les organes de la colonie quie essaieraient d’imposer une ligne de conduite à ses “représentants”. Ensuite, I’auteur établit le lien entre les politiciens professionnels liés à la communeaut6 et les grands hommes d’affaires qui, apparement, exèrcent informellement les fonctions les plus importantes de représentation.

 

 


A representação como espelho: universo cultural e político das candidaturas populares
Com base em pesquisas sobre os pleitos eleitorais de 1988 e 1992 à Câmara de Vereadores, estudo sobre as conexões entre as estratégias culturais e políticas que informam a prática de setores organizados em entidades associativas de bairros populares. A teia de significados que aflora no momento da “opção para candidatar-se” expõe dilemas políticos e culturais ligados a mobilidade e identidade. Por outro lado, examina-se o paradoxo inclusão/exclusão na trajetória política de segmentos sociais que desejam “entrar no jogo da política” mas questionam seus princípios.

Representation as a mirror: cultural and political universe of popular candidacies
Based on studies of the 1988 and 1992 polls to choose new town councillors in Brazil, analysis of the links between cultural and political strategies informing the practice of social sectors organized in communal associations in the poor sector of the cities. The net of senses visible in the moment of the “option for the presentation”, exposes political and cultural dilemmas associated to mobility and identity. In the other hand, the author examines the paradox inclusion/exclusiom in the political trajectory of social segments willing to “enter the political arena” but in doubt as to its principles.

La représentation en tant que miroir: univers culturel et politique des candidatures populaires
A partir de recherches realisées autour des élections de 1988 et 1992 pour choisir des conseillers municipaux au Brésil, cet étude analyse les liens entre des strat6gies culturelles et politiques informant la practique de secteurs sociaux organisés dans des associations communitaires aux quartiers pauvres. Le réseau de sens perceptible à 1’instant de 1″‘option pour la représentation”, presente des dilèmes politiques et culturel s associés à mobilité et identité. Au même temps, 1’auteur éxamine le paradoxe inclusion/exclusiom dans le parcours politique de segments sociaux désireux de “se lancer dans la scène politique” mais qui au même temps questionent les principes de ce milieu.

 

 


As relações civil-militares no primeiro governo da transição brasileira: uma democracia tutelada
Este artigo procura mostrar que o presidente José Sarney, em lugar de promover a democratização das relações civis e militares, contribuiu para diminuiras possibilidadesdeconsolidaçãodademocracia brasileira. Conseqüentemente, Sarney praticamente nada fez para erradicar os enclaves autoritários existentes dentro do aparelho de Estado brasileiro e, freqüentemente com a ajuda do Congresso, contribuiu para a manutenção das prerrogativas militares existentes no regime autoritário. O resultado foi o estabelecimento de uma democracia tutelada, onde os militares continuam predeterminando alguns resultados exante, pois são capazes de intimidaros civi s, ou ainda controlam alguns resultados ex post, prejudicando o processo de consolidação democrática, ou seja, o estágio em que nenhum ator político pensa em derrubar pela força as instituições democráticas.

Civil-military relations during the first Brazilian transition government  
This article tries to prove that President José Sarney, instead of promoting a democratization of civil-military relations, contributed to a narrowing of. the possibilities of consolidation of the Brazilian democracy. As a result, Sarney did almost nothing to eradicate authoritarian enclaves inside Brazilian State apparatus and, often with the help of the Congress, contributed to the maintainance of military privileges issued from the authoritarian regime. The result was the establishment of a tutored democracy, with the military still pre-determining some results ex ante, since they have the means to intimidate the civilians, or still controlling some resultsexpost, nuising the process of democratic consolidation – the stade where no political actors consider the possibility of forcefully overturning existing democratic institutions.

Rélations civil-militaires pendant le premier gouvernement de transition au Brésil
Cet article a pour but de montrer que le président José Sarney, loin de promoudre la démocratisation des rélations civil-militaires, a contribué à la diminution des possibilités de consolidation de la démocratie brésilienne. En consequent, il n’ a practiquement rien fait pour 6rradiquer les enclaves autoritaires à 1′ intérieur de 1’appareil d’Etat et, fréquemment avec 1’aide du Congrès, a contribué à la manutention des prérogatives militaires en vigueur pendant le régime autoritaire. Le résultat en a été 1’établissement d’une démocratie tutélée, oú les militaires continuent de prédeterminerquelques r6sultats-ex ante puisqu’ils ont les moyens d’intimider les civils, ou contrôlent queIques résultats ex post, nuisant le procès de consolidation démocratique, c’est à dire, le stade oú aucun acteur politique penserait à détruire les institutions démocratiques par la force.

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