• 12/06/1995
  • Comunicação
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“O índio hiper-real” e outros assuntos.

Sumário
Rev. bras. Ci. Soc. v.10 n.28 São Paulo jun. 1995

  • O índio hiper-real
    Alcida Rita Ramos
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Elos de uma cidadania planetária
    Rubem César Fernandes
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • As ONGs: dos bastidores ao centro do palco – A propósito dos dois artigos anteriores
    Paulo Sergio Muçouçah
    (ÍNTEGRA)
  • Réplica ao comentário- As ONGs: dos bastidores ao centro do palco
    Alcida Rita Ramos
    (ÍNTEGRA)
  • Humanidade e animalidade
    Tim Ingold
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Globalização e democracia
    Héctor Ricardo Leis
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Empresários e globalização
    Guilhernzo Raúl Ruben
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Federalismo e políticas sociais
    Maria Hermínia Tavares de Almeida
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Cultura política, atores sociais e democratização
    Leonardo Avritzer
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • As tramas sincréticas da história
    Pierre Sanchis
    (RESUMO | ÍNTEGRA)
  • Etnicidade e cultura política no Brasil
    Monica Grin
    (RESUMO | ÍNTEGRA)

 

 

RESENHAS (ÍNTEGRA)

  • “Teorias da ação em debate”, de Maria do Carmo B. Carvalho (org.)
    Adolfo Ignacio Calderón 
    e Josué Cândido da Silva
  • “Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil”, de Cristina
    Bruschini & Bila Sorj (orgs.)
  • Adriane de Mello Boff
    “Democracia e instituições políticas no Brasil dos anos 80”, de Olavo
  • Brasil de Lima Jr.
    Fernando Limongi
  • “Sobre o `modelo’ japonês”, de Helena Hirata (org.)
    Leonardo G. Mello e Silva
  • “Os desbravadores. A Petrobrás e a construção do Brasil industrial”, de
    Carmem Alveal
    Cibele Saliba Rizek
  • “Cultura de consumo e pós-modernismo”, de Mike Featherstone
    Júlio Assis Simões
  • “Masters and Servants”, de Huw Beynon e Terry Austrin
    José Ricardo Ramalho

 


O índio hiper-real
A trajetória das organizações não-governamentais dedicadas à causa indígena segue um destino weberiano, desde suas modestas origens no final dos anos 70 até os dias de hoje. Em duas décadas, essas organizações transformaram seu perfil de originalmente “heróico” e voluntário, para um caráter formal e burocrático. Esse caminho da racionalidade é acompanhado de uma mudança de atitude vis-à-vis a razão de sua existência, ou seja, índios que, nas representações do indigenismo privado das ONGs, passaram de índios de carne e osso com todas as virtudes e vícios dos seres humanos, a índios pasteurizados, simulacros baudrillardianos.

The Hyperreal Indian
Following Max Weber, the paper traces the trajectory of Indian-support non-governmental organizations (NGOs) in Brazil from heroic and amorphous beginnings to complex bureaucracies capable of managing unprecedented amounts of resources both in money and personnel. Computerized information has created a network with foreign agencies that turned complex live issues into instantly digested shorthand messages. Thus, the 90s indigenista panorama has little resemblance to the demonstrations of solidarity, agitation and civic rapture of the late 70s and 80s. Following Jean Baudrillard, the paper indicates that this very process of bureaucratization has given rise to the “hyperreal Indian”, a pasteurized version of the “real Indian” who, being human, is only too vulnerable to corruption to be reliable. In turn, its simulacrum, the model Indian, justifies rational management and funding for the cause. Although it is the projection of an illusion, the hyperreal Indian has become the NGOs’ ethical hologram.

L’indien hyper-réel
L’article décrit, selon le schéma de Weber, la trajectoire des organisations non-gouvernementales (ONGs) vouées à la cause des indiens au Brésil dès leur début amorphe et héroïque jusqu’à leur actuelle complexité bureaucratique fortes comme elles sont d’énormes ressources en argent et personnel. L’information électronique a permis 1’implantation d’un réseau qui les relie aux agences internationales et qui transforme des questions concrètes et complèxes en des messages raccourcis à digestion facile. L’horizon de “1’indigenisme” des années 90 est donc fortement différent de celui de la fin des années 70 et 80, avec leur solidarité, intensité et éffervescence civique. Ce mouvement de bureaucratisation dorme lieu – selon 1′ idée de Baudrillard – à un “indien hyper-réel”, une version asseptisée de “I’indien réel”, qui, par son humanité trop concrète, est trop vulnerable à la corruption. Son simulacre, l’indien modèle, justifie par contre la gestion rationnelle et le flux des ressources pour la bonne cause. Par son caractère d’illusion projectée, 1’indien hyper-réel est devenu le holograme éthique des ONGs.

 


Elos de uma cidadania planetária
O artigo versa sobre a emergência de organizações não-governamentais e sem fins lucrativos no cenário internacional. Baseia-se em sete relatórios regionais patrocinados por “Civicus – Aliança Mundial para Participação Cidadã”, relatórios estes que incluem: América do Norte; América Latina e Caribe; Europa Ocidental; Europa do Leste e Rússia; Países Árabes; África; Ásia e Pacífico. Definindo seu objeto como constituído por organizações privadas com fins públicos, o artigo distingue uma variedade de tipos e categorias. As relações internas ao campo e seu relacionamento com o Estado e o mercado são discutidos nos termos de múltiplas dinâmicas históricas. A aproximação semântica entre os conceitos de “sociedade civil” e “terceiro setor” (expressões mais usadas nos relatórios regionais) refletiria uma convergência de tradições européias e norte-americanas na construção da cidadania.

Threads of Planetary Citizenship
This article concerns the emergence of nongovernmental and nonprofit organizations in the international scenario. It is based on seven regional reports sponsored by “Civicus – World Alliance for Citizen Participation”, that comprise North America; Latin America and the Caribbean; Western Europe; Eastern Europe and Russia; the Arab region; Africa; and Asia-Pacific. Defining its objective as the study of private organizations with a public aim, the article identifies several types and categories of organizations. Internal field relations and their link with the State and the market are discussed in terms of multiple dynamic histories. The semantic closeness between the concepts of “civil society” and “third sector” (expressions most used in the regional reports) mirrors a convergence of European and North-American traditions in building up citizenship.

Liens d’une cidadanie planétaire
Cet article a pour sujet 1’occurence d’organisations non-gouvernementales et sans buts lucratifs dans le décor international. Il est basé sur ept rapports régionaux patronnés par ‘Civicus -Alliance Mondiale pour la participation citoyenne’. Ces rapports renferment 1’Amérique du Nord, 1’Amérique Latine et Caribe, l’Europe Occidentale, 1’Europe de 1’Est et la Russie, les Pays Árabes, 1’Afrique, 1’Asie et le Pacifique. L’article précise son objet comme constitué d’organisations privées avec buts publiques, et distingue une variété de types et catégories. Les relations internes au domaine et ses rapports avec FEW et le marché sont discutés dana des termes de multiples dynamiques historiques. L’approche sémantique entre les concepts de “société civile” et “troisième secteur” (les expressions plus utilisées dans les rapports régionaux) serait le reflet d’une convergence de traditions européenes et nord-américaines dans la construction de la cidadanie.

 


Humanidade e animalidade
O que é um ser humano? Esta é a pergunta formulada pelo autor. Trata-se de uma questão mais complexa do que parece, e que a antropologia devia repensar. O problema está na assimilação, em um mesmo conceito de humanidade radicalmente oposto ao de animalidade, das visões do homem como espécie animal e como condição do ser. Assim, a humanidade adquire uma singularidade equivocadamente atribuída a qualidades essenciais que geram tanto o etnocentrismo quanto o antropocentrismo encontrados nas teorias gradualistas e relativistas, aparentemente opostas na antropologia e que sustentam um interminável debate entre antropólogos e biólogos.

Humanity and Animality
What is a human being? asks the author. The issue is more complex than it seems, and should be re-thought by Anthropology. The problem lies in the assimilation, in a single concept of “Humanity” radically opposed to that of “Animality”, of the visions of Man as an animal species and as an essential condition. Thus Humanity acquires a singularity mistakely attributed to essential theories that generate both the ethnocentrism and anthropocentrism found in gradualist and relativist theories, apparently opposed in Anthropology, that sustain an endless discussion between anthropologists and biologists.

Humanité et animalité
Qu’est-ce qu’un être humain? C’est la question posée par 1’auteur. Il s’agit d’une question plus complexe qu’elle n’en a l’air, et 1’antropologie devrait y réfléchir. Le problème est dans 1’assimilation, en un même concept d’humanité radicalement opposé à celui de 1’animalité, des visions de 1’homme en tant qu’espèce animale et condition de 1’être. Ainsi 1’humanité acquiert une singularité par erreur attribuée à des qualités essentielles qui engendrem autant 1’ethnocentrisme que 1’anthropocentrisme trouvés dans les théories gradualistes et relativistes, apparemment opposés dans 1’anthropologie et qui soutiennent un débat interminable entre anthropologues et biologistes.

 


Globalização e democracia Necessidade e oportunidade de um espaço público transnacional
O texto examina o atual processo de globalização, chamando a atenção para a problemática da governabilidade e da democracia. Observando a fragmentação do sistema internacional frente aos problemas derivados da globalização econômica, o autor analisa as possibilidades de reversão política do quadro mediante as atividades de um espaço público transnacional. Para justificar sua análise, o artigo adota uma dupla perspectiva. Por um lado, afirma teoricamente a potencialidade política da prática comunicativa orientada pelos movimentos sociais e pela sociedade civil em geral. E, por outro lado, apresenta empiricamente o processo de formação de consensos globais na Rio92 e uma proposta de reforma do atual sistema das Nações Unidas.

Globalization and Democracy The Need and Opportunity of a Common Transnational Space
The text examines the current globalization process, emphasizing the question of governability and democracy. Observing the fragmentation of the international system vis-à-vis the problems arising from economic globalization, the author analyses the possibility of the political reversion of this scenario by the activities of a transnational public area. To justify this analysis the article adopts a twofold view. On one hand it states, as a theory, the political potential of the practice of communications guided by social movements and by civil society in general. On the other hand it submits, empirically, the development. of global consensos during UNCED-92 and a proposal to reform the current United Nations system.

Globalisation et démocracie La nécéssité et I’opportunité d’un espace public transnational
Ce texte examine le procès actuel de globalisation, attirant 1’attention sur lê problème de la gouvernabilité et de la démocratie. A travers I’observation de la fragmentation du système international face aux problèmes dérivés de la globalisation économique, 1’auteur analyse les possibilités de réversion politique du cadre dans I’activité d’un espace public transnational. Pour justifier son analyse, 1’article adopte une double perspective. D’une part il affirme théoriquement la potentialité politique de la pratique communicative orientée par les mouvements sociaux et par la société civile en général. D’autre part, il présente empyriquement le procès de formation de consensos globaux à la Rio-92 et une proposition de réforme de 1’actuel système das Nations Unies.

 


Empresários e globalização Prolegômenos de uma metodologia antropológica de compreensão e ação
Tendo como referência um programa de pesquisas ainda em andamento sobre culturas empresariais no Brasil, o autor discute a proposta habermasiana da identidade coletiva pós-nacional – que será denominada normativa -, com a finalidade de estabelecer algumas hipóteses sobre sua reduzida validade, especialmente para o caso dos países da América Latina. Para esses países, o autor propõe uma alternativa que denomina etnográfica. Do ponto de vista pragmático, o objetivo é salientar a importância metodológica do universo empresarial para a compreensão das identidades coletivas latino-americanas no interior do processo de globalização.

Businessmen and Globalization – Prolegomena of an Anthropological Methodology for Comprehension and Action
Referring to a research program still in progress about corporate cultures in Brazil, the author analyses, in this paper, the habermasian proposal of collective post-national identity, called normative, in order to provida some hypothesis about its reduced validity, specially for the case of Latin American countries. For these countries, the author proposes an alternative that he calls ethnographic. From a pragmatic point of view, his aim is to emphasize the methodological importance of the corporate cultures for the comprehension of Latin American collective identities in the process of globalization.

Entrepreneurs et globalisation Prolégomènes à une méthodologie anthropologique de compréhension et action
Ayant pour référence un programme de recherche en cours à propos das cultores d’entreprise au Brésil, l’autéur raisonne, dans cet article, sur la proposition habermasienne de 1′ identité collective post-nationale, ici nommée normative, visant établir quelques hypothèses sur sa validité limitée, notamment dans le cas das pays de 1’Amérique Latina. Pour ces pays, 1’auteur propose une alternativa qu’ il appele ethnographique. Du point de vue pragmatique, le but est de mettre en évidence 1’importance méthodologique de 1’univers de 1’entreprise pour la compréhension das identités collectives latino-americaines à 1’interieur du processos de globalisation.

 


Federalismo e políticas sociais
O artigo analisa a redefinição de competências e funções entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal – nas áreas de saúde, educação, habitação e assistência social. Considera que o processo em curso é condicionado, de um lado, pela lenta transformação do modelo de federalismo centralizado para uma modalidade ainda não definida de federalismo cooperativo e, de outro, pela crise fiscal do Estado. Constrói tipos de descentralização correspondentes à diversidade da mudança nas quatro áreas e os explica em função de: 1) existência ou ausência de políticas federais de descentralização; 2) natureza e poder das coalizões pró-reforma descentralizadora; e 3) características estruturais prévias de cada área.

Federalism and Social Policies
The article discusses trends of change in intergovernmental relations regarding health, education, housing and social welfare policies. It states that the transition from centralized federalism to some sort of cooperative federalism on one hand; and the fiscal crisis, on the other, broadly influence the ongoing process of redefinition of functions among governmental levels. It presents a typology of decentralization paths observed in the four policy areas mentioned and proposes to explain the differences by: 1) existence or absence of federal decentralization policies; 2) nature and power of Pro-decentralization reform coalitions; and 3) previous structural features of each policy area.

Fédéralisme et politiques sociales
Le texte discute les tendentes de changement des responsabilités et fonctions entre les trois niveaux de gouvernement en ce qui concerne les politiques de santé, education, habitation et assistente publique. On considère que, d’un côté, la transition d’un modèle de fédéralisme centralisé vers une sorte de fédéralisme coopératif et, de 1’autre, la crise fiscale de 1′ Etat conditionnent le procès en cours de changement dans le domaine des politiques sociales. On présente une typologie de formes de décentralisation correspondam aux quatres expériences et on essaie de les expliquer par: 1) présence ou absence de politiques fédérales de décentralisation; 2) nature et pouvoir des coalitions reformatrices favorables à la décentralisation; et 3) caractéristiques structurelles préalables de chaqu’un des secteurs.

 


Cultura política, atores sociais e democratização
Uma crítica às teorias da transição para a democracia

O presente artigo tem como objetivo analisar as teorias da transição para a democracia a partir do instrumental analítico oferecido pela teoria habermasiana. Três limites das teorias da transição são apontados: a ausência de uma análise sobre a cultura política das sociedades em democratização; a ausência de um marco teórico capaz de ligar democratização e modernização; e a ausência de uma análise adequada das relações entre Estado e sociedade civil. Na segunda parte do artigo, essas três preocupações são integradas em uma teoria da democratização construída a partir do instrumental analítico habermasiano. Nesse novo marco teórico, a democratização é entendida como uma disputa entre atores políticos democráticos e não-democráticos acerca da cultura política hegemônica em uma sociedade na qual as instituições democráticas predominam.

Political Culture, Social Actors and Democratization
A Critique of the Theories Concerning the Transition to Democracy
This article analyzes the theory of the transition to democracy from the point of view of Habermas’ social theory. Three shortcomings of this theory are pointed out: the lack of an analysis about the political culture of societies in process of democratization; the lack of any link between modernization and democratization; and an inadequate analysis of state-civil society relations. In the second part of the article the three concerns are incorporated into a theory of democratization built with the Habermas’ analytical tools. Within this new theoretical framework democratization is understood as a dispute between democratic and non-democratic actors for hegemony in a society in which democratic institutions already prevail.

Culture politique, acteurs sociaux et démocratisation
Une critique des théories de la transition à la démocratie

L’article analyse les théories de la transition à la démocratie en partant de I’approche habermasienne. Trois limites des théories de la transition sont indiqués: l’absence d’une analyse sur la culture politique des sociétés en voie de démocratisation, I’absence d’un cadre théorique reliant démocratisation et modernisation et, finalement, 1’absence d’une analyse approfondie des rapports entre Etat et société civile. La deuxième partie du texte insère les trois préoccupations mentionnées dans une théorie de la démocratisation élaborée selon 1’approche habermasienne. Dans cette approche, la démocratisation est perçue comme la dispute entre acteurs démocratiques et non-démocratiques pour 1’hégémonie de la culture politique, avec la victoire du premier type d’acteur.

 


As tramas sincréticas da história – Sincretismo e modernidades no espaço luso-brasileiro
Tenta-se, primeiro, restituir a legitimidade de uma instrumentalidade analítica à categoria “sincretismo”, aqui reelaborada em termos de uma estrutura dinâmica de transformação das identidades sociais em função dos contatos que os grupos sociais mantêm uns com os outros. Tal estrutura está, por definição, aberta a múltiplas transformações, inclusive diacrônicas. São então analisadas duas modalidades fundamentais de sincretismo dentro do catolicismo ocidental. A primeira, que situaremos no espaço social europeu e especialmente português, levando à constituição de uma identidade religiosa institucionalmente homogênea, assimiladora e recapitulativa das diferenças diacrônicas, na base de uma inserção tópica definida. A segunda, resultado do desenraizamento que deu origem ao espaço social brasileiro como processo de constituição de uma identidade sincronicamente “múltipla”, feita do encontro com várias identidades religiosas num topos aberto e propriamente indefinido. Essas duas modalidades de sincretismo, situadas simetricamente em relação ao princípio de identidade, são marcadas pelo cunho de duas lógicas, que bem poderiam ser emblemáticas da “modernidade” e da “pré-modernidade”. Resta acompanhar as paradoxais transformações que a época “pós-moderna” imprime a esse jogo dicotômico, por demais simplório para poder inscrever-se, tal qual, no panorama contemporâneo da política.

The Syncretic Fabric of History – Syncretism and Modernity in the Portuguese-Brazilian Space
Initially the article attempts to restore the legitimacy of an analytical tool to the category “syncretism”, here seen in terms of a dynamic structure of the transformation of social identities in view of the social groups’ contacts with each another. This structure is, by definition, open to multiple transformations, including diachronic ones.
Two fundamental types of syncretism within Western Catholicism are examined. The first can be fitted within the European – and especially Portuguese – social space, leading to the constitution of an institutionally homogeneous religious identity, that assimilates and that brings back the diachronic differences at the base of a defined topic insertion. The second one, that results from the uprooting that led to the Brazilian social space as the process of constituting a synchronically “multiple” identity, consisting of the meeting with several religious identities in an open and undefined “topus”.
These two types of syncretism, symmetrically situated as regards the principle of identity, are marked by two types of logic, that could well be emblematic of “modernity” and “pre-modernity”. We must now follow the paradoxical transformations that the “post-modern” era causes to this dichotic process too simple to fit into the contemporary political scenario as it is.

Les trames syncrétiques de 1’histoire – Syncrétisme et modernités dans 1’espace luso-brésilien
Cet article prétend, en premier lieu, restituer à la cathégorie de “syncrétisme” une légitimité analytique. A cet effet, il élabore cette cathégorie en termes de structure dynamique: celle d’une transformation des identités sociales en fonction des contacts que les groupes sociaux établissent entre eux. Une structure de ce genre est, par définition, ouverte à de multiples transformations, entre autres diachroniques. Sont alors detectées deux modalités fondamentales de syncrétisme à 1’intérieur du Christianisme occidental: la première, située dans 1’espace social européen et spécialement portugais, mène à la constitution d’une identité religieuse institutionellement homogène, assimilatrice et récapitulative des différences historiques, sur la base d’une insertion topique définie; la seconde, résultat du déracinement qui a donné naissance à 1’espace social brésilien, constitue le processus de constitution d’une identité synchroniquement “multiple”, faite de la rencontre de diverses identités religieuses présentes ell un même topos, ouvert e proprement indéfini. Ces deux modalités de syncrétisme, situées symétriquement relativement au príncipe d ‘identité, pourraient ainsi représenter deux logiques différentes, emblématiques de la “modernité” et de la “pré-modernité”. Reste alors à accompagner les transformations paradoxales que la “post-modernité” imprime à ce jeu dichotomique, trop simpliste pour pouvoir, tel quel s’inscrire dans le panorama de la politique contemporaine.

 


Etnicidade e cultura política no Brasil – O caso dos imigrantes judeus do Leste Europeu
O objetivo geral desse artigo é iluminar o campo das correspondências entre etnicidade e cultura política no Brasil através da análise da experiência comunitária e das estratégias interativas dos imigrantes judeus do Leste Europeu na sociedade brasileira, no período 1920/45. O principal ponto aqui explorado é o de que a experiência comunitária dos judeus imigrantes do Leste Europeu não foi resultado de ações conjugadas por interesses previamente definidos, mas sim efeito de formas possíveis de negociação e persuasão entre indivíduos de mesma identidade étnica, todavia diferentemente motivados. Questões como conflitos intracomunitários, problemas de ação coletiva, estratégias de inserção na sociedade maior, formas de adaptação, são considerados nesse artigo como variáveis sugestivas para o entendimento mais fértil das transformações que a comunidade judaica experimenta à medida que os valores da cultura política brasileira vão sendo entendidos e incorporados pelas diferentes gerações desse grupo étnico.

Ethnicity and Political Culture in Brazil – The Case of the Jewish Immigrants from Eastern Europe
This article attempts to shed some light on the correspondence between ethnicity and political culture in Brazil, through the analysis of the Jewish community and interactive experiences in Brazilian society from the 1920s to 1945. The major point is that the constitution of the Jewish community of Eastern European Jews in Brazil was the result of a process of negotiation and persuasion among individuals with different interests, not the product of a consensual action of members that share the same ethnic identity. Issues like intra-community conflicts, problems of collective action, types of adaptation strategies are suggestive variables to understand how members of the Jewish community incorporated Brazilian political and cultural values and attitudes.

Ethnicité et culture politique an Brésil – Le cas des immigrants juifs de 1’Est Européen
Le but en gros de cet article est d’iluminer le champ des correspondences entre ethnicité et culture politique au Brésil par 1’analyse de 1’expérience communautaire et des stratégies interactives des immigrants juifs de 1’Europe de 1’Est dans la société brésilienne, dans la période de 1920/45. Le principal point ici exploré est celui d’après lequel 1’experiénce communautaire des juifs immigrants de 1’est européen n’as pas été résultat d’actions conjuguées par intérêts préalablement définis, mais de formes possibles de négociation et persuasion entre individus de la même identité ethnique, pourtant différemment motivés. Des questions comme les conflits intra-communautaires, problèmes d’ action collective, stratégies d’ insertion dans la société majeure, des formes d’adaptation, sont considérées dans cet article comme des variables sugestives pour 1′ entendement plus fertile des transformations que la communauté j udaïque expérimente à la mesure dans laquelle les valeurs de la culture politique brésilienne sont compris et incorporés par les differentes générations de ce groupe ethnique.

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